F-15EX US Air Force

Nesta última terça-feira (20/04) a Boeing entregou o 2º caça do modelo F-15EX para a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), o que a fabricante declara como “entrega antes do prazo”.

Resultado de uma colaboração entre a indústria, a Força Aérea dos Estados Unidos e a Guarda Aérea Nacional, o F-15EX é um substituto pronto para o F-15C que inclui a melhorias na carga útil, eletrônica, alcance e velocidade.

O segundo Boeing F-15EX já chegou na Base Aérea de Eglin para começar os testes com o primeiro EX que foi entregue no mês passado (março).

O caça poderá carregar 22 mísseis com o novo cabide AMBER (Advanced Missile and Bomb Ejection Rack), radar de varredura eletrônica ativa (AESA) APG-82, sistemas de alarme de aproximação de mísseis (MAWS), Fly-By-Wire, motores General Electric F110-GE-129, e o ADCP-II, o mais rápido computador de missão existente.

Originalmente a USAF planejava substituir os F-15 Eagle pelo F-22A Raptor, porém, a produção do avião stealth foi encerrada em 2011 com apenas 195 caças fabricados.

A USAF planeja ter 144 caças F-15EX, e com isso substituir a atual frota de caças F-15C/D, que já somam uma vida útil de 37 anos de serviços prestados à Força Aérea dos EUA.

 

Texto: Pedro Viana/Gabriel Centeno