Advertisement

Boeing entrega o 1.000º avião 737 MAX construído

Boeing 737 MAX Avião

Em meio a uma semana totalmente emocionante e marcante para a Boeing, a fabricante alcançou a entrega do 1.000º 737 MAX construído. O marco foi ‘ofuscado’ pela última entrega do 747. 

Apesar dos problemas relacionados ao 737 MAX, a Boeing pode enfim comemorar a retomada de forma segura do modelo que ainda possuí uma carteira de pedidos para mais de 3.600 aviões.

A primeira entrega do modelo da nova geração dos 737s foi em maio de 2017 para a Batik Air da Malásia. Já no seu primeiro ano de entregas, a Boeing conseguiu entregar 130 novos aviões do tipo para diversas empresas aéreas pelo mundo, incluindo a GOL.

Apesar dos acidentes fatais e da suspensão global de voos com o 737 MAX, a Boeing continuou a fabricação do modelo e ao mesmo tempo fazia todos os ajustes necessários para a retomada de voos do avião, que ocorreu ao final de 2020.

A GOL foi a primeira companhia aérea do mundo a realizar um voo com passageiros com o Boeing 737 MAX após os acidentes, em seguida foram a American, Aero México e Copa Airlines.

A produção estava em ritmo lento quando o avião ainda estava no processo de recertificação, mas após a nova diretiva, a fabricante norte-americana acelerou a produção e chegou a mais de 400 aeronaves prontas em seu estoque. Somente em 2022, foram 387 aeronaves entregues.

A empresa do 1.000º Boeing 737 MAX fabricado foi a Avolon, empresa de leasing irlandesa com sede em Dublin. 

A demanda pelo eficiente avião de corredor único fez com que a fabricante ampliasse sua linha de montagem com uma 4ª nova linha para o 737 MAX em Everett. O local fabricava apenas aeronaves de grande porte, o MAX será o primeiro de médio porte e corredor único a ser fabricado em Everett.

 

 

Com informações da Aerobuzz

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.