Durante a Paris Air Show, a Boeing divulgou o seu relatório anual sobre a demanda global por novos jatos comerciais. O estudo Perspectivas de Mercado (Current Market Outlook, ou CMO, na sigla em inglês) projeta que o mercado demandará 41030 novas aeronaves dentro dos próximos 20 anos, avaliadas em US$ 6,1 trilhões. A estimativa é 3,6% superior à projeção do ano passado.
“O tráfego de passageiros tem se mostrado consistente e esperamos vê-lo crescer 4,7% ao ano nas próximas duas décadas”, disse Randy Tinseth, vice-presidente de Marketing da Boeing Aviação Comercial. “O mercado está especialmente ávido por aeronaves de corredor único, principalmente em vista do aumento do número de pessoas viajando”, complementa.
O segmento de corredor único terá o maior crescimento frente à previsão anterior, impulsionado por companhias aéreas de baixo custo e pelos mercados emergentes. Serão necessários 29530 novos aviões neste segmento, um aumento de quase 5% em relação ao ano passado.
A previsão para o segmento de fuselagem larga inclui 9130 aviões, com uma tendência para a possível demanda de substituição no início da próxima década. À medida que mais companhias aéreas mudam para aviões de fuselagem larga médios e grandes como o 787 e o 777X, a principal demanda por jatos maiores será no mercado de carga. A Boeing projeta a necessidade de 920 novos cargueiros de fuselagem larga dentro do período analisado.
Novas entregas de aviões até 2036 – por tamanho
Tipo de aeronave | Assentos | Total de entregas | Valor de mercado |
Jatos Regionais | 90 e inferior | 2370 | US$ 110 bilhões |
Corredor único | 90 – 230 | 29530 | US$ 3,180 bilhões |
Fuselagem larga pequeno | 200 – 300 | 5050 | US$ 1,340 bilhões |
Fuselagem larga médio/grande | 300 e superior | 3160 | US$ 1,160 bilhões |
Cargueiro de fuselagem larga | ——— | 920 | US$ 260 bilhões |
Total | ——— | 41030 | US$ 6,1 trilhões |
Novas entregas de aviões até 2036 – por região
O mercado da Ásia, incluindo a China, continuará na liderança no total de entregas de aviões nas próximas duas décadas. A América Latina, por sua vez, responderá por 3010 das novas aeronaves.
Em todo o mundo, 57% das novas entregas suportarão o crescimento de companhias aéreas, enquanto 43% serão para substituição de aeronaves antigas por novos jatos mais eficientes em termos de combustível.
Região | Entregas de aviões |
Ásia | 16050 |
América do Norte | 8640 |
Europa | 7530 |
Oriente Médio | 3350 |
América Latina | 3010 |
C.I.S. | 1230 |
África | 1220 |
Total | 41030 |
Estimativa da Airbus
Na semana passada a Airbus lançou sua previsão para o mercado de aeronaves acima de 100 assentos.
De acordo com a Airbus, de 2017 até 2036 serão necessários 35 mil novos aviões com capacidade acima de 100 passageiros, tudo isso para conseguir sustentar o tráfego global que aumenta 4,4% ao ano. Além disso 730 novos aviões de carga (aqueles que são entregues sem nenhum uso) serão necessários. O valor total dessas encomendas pode alcançar 5,3 trilhões de dólares.
Estimativa da Embraer para o mercado regional
Hoje a Embraer apresentou uma estimativa de demanda de mercado para 6400 novos jatos no segmento de 70 a 130+ assentos (2280 unidades no segmento de 70 a 90 assentos e 4120 unidades no segmento de 90 a 130+ assentos), cujo valor é de aproximadamente US$ 300 bilhões, até 2036.
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