Boeing estima que aviação mundial precisará de novos 44 mil jatos e 2,5 milhões de trabalhadores nos próximos 20 anos

Foto - Boeing/Reprodução

A Boeing divulgou hoje (17/06) sua nova pesquisa de perspectiva futura de mercado da aviação (CMO) para os próximos 20 anos.

O mais novo CMO mostra o crescimento dos volumes de passageiros e o aumento das aposentadorias de aeronaves, algo que levará a necessidade de 44040 novos jatos, avaliados em US$ 6,8 trilhões nas próximas duas décadas. Essa perspectiva apresenta um crescimento 3% maior, em comparação com os dados apresentados em 2018.

A frota de aviões comerciais globais também sustentará a necessidade de serviços de aviação avaliados em US $ 9,1 trilhões , levando a uma oportunidade de mercado comercial total de US $ 16 trilhões até 2038.

“Mais uma vez, a aviação comercial mostrou-se extremamente resiliente. Apesar de alguma moderação recente no crescimento do tráfego de passageiros e carga, todos os indícios apontam para a nossa indústria sustentar sua série sem precedentes de expansão lucrativa. Na verdade, vemos um mercado mais ampla, mais profunda e mais equilibrada do que vimos no passado”, disse o vice-presidente de Marketing Comercial da Boeing, Randy Tinseth . “Os fundamentos saudáveis ​​do mercado irão alimentar a duplicação da frota comercial nas próximas duas décadas e um enorme ecossistema de soluções de ciclo de vida para mantê-lo e apoiá-lo.”

Das novas entregas de aviões, os meteorologistas dizem que 44% irão para a substituição de aeronaves antigas, enquanto o resto irá acomodar o crescimento do tráfego. Juntos, os novos jatos suportam uma indústria em que o tráfego de passageiros crescerá em média 4,6% e o tráfego de carga crescerá em média 4,2%. 

Considerando os novos aviões e os jatos que permaneceriam em serviço, a frota comercial global deverá atingir 50660 aviões até 2038. Esta é a primeira vez que a frota projetada atingiu a marca dos 50000.

O maior segmento de aviões continua sendo um corredor único, como o 737 MAX, já que as operadoras estão projetadas para demandar 32.420 novos aviões. Esse mercado de US $ 3,8 trilhões é impulsionado em grande parte pela força contínua das transportadoras de baixo custo, a demanda de reposição saudável e o crescimento contínuo na região da Ásia-Pacífico.

No segmento de fuselagem larga, a Boeing prevê a demanda por 8.340 aviões novos de passageiros avaliados em mais de US $ 2,6 trilhões nos próximos vinte anos. 

A demanda por widebody é liderada em parte por uma onda significativa de aviões antigos que precisarão ser substituídos a partir de alguns anos. 

Reforçando a demanda por aeronaves maiores, espera-se que as operadoras precisem de 1.040 novos cargueiros de produção durante o período de previsão.

Novas entregas de avião até 2038 por tamanho

 

Tipo de avião

Assentos

Total de entregas

Valor de mercado

Jatos regionais

90 ou menos

2,240

US $ 105 bilhões

Corredor único

90 ou acima

32,420

US $ 3,775 bilhões

Corpo largo

Widebody

8,340

US $ 2,650 bilhões

Cargueiros

———

1,040

US $ 300 bilhões

Total

———

44,040

US $ 6.800 bilhões

A frota global de aeronaves continuará gerando uma demanda significativa por serviços de aviação, incluindo suporte à cadeia de suprimentos (logística de peças e peças), serviços de manutenção e engenharia, modificações de aeronaves e operações de companhias aéreas. 

Nos próximos 20 anos, a Boeing prevê um mercado de US$ 9,1 trilhões para serviços de aviação comercial, com crescimento anual de 4,2%.

“Este é um mercado muito dinâmico e empolgante, impulsionado por novas tecnologias e um implacável impulso para maior eficiência, confiabilidade e segurança”, disse Tinseth. “Na frente de tecnologia, vemos operadores usando drones para inspecionar aviões e fabricantes investigando dados para obter insights para melhorar a manutenção e o desempenho dos aviões. Acima de tudo, as operadoras estão procurando fornecedores que ofereçam soluções que os ajudem a atender seus clientes com mais eficiência de forma confiável.”

A região Ásia-Pacífico, que inclui a China , continuará a liderar o crescimento futuro, respondendo por 40% do total de entregas de aviões e 38% do valor total dos serviços. América do Norte e Europa completam as três principais regiões para crescimento futuro.

Mercado comercial até 2038 por região

 
   

Região

Entregas de avião

 Mercado de serviços

Ásia-Pacífico

17,390

US $ 3.480 bilhões

América do Norte

9,130

US $ 1,980 bilhão

Europa

8.990

US $ 1,865 bilhão

Médio Oriente

3.130

US $ 790 bilhões

América latina

2.960

US $ 500 bilhões

Rússia / CIS

1280

US $ 270 bilhões

África

1,160

US $ 215 bilhões

Total

44,040

US $ 9,1 bilhões

Em todo o mundo, a crescente frota comercial exigirá uma maior oferta de pilotos, técnicos e tripulações. 

As Perspectivas de Piloto e Técnicos da Boeing preveem que a indústria de aviação civil precisará de quase 2,5 milhões de novos funcionários de aviação entre hoje e 2038.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap