A Boeing divulgou hoje (17/06) sua nova pesquisa de perspectiva futura de mercado da aviação (CMO) para os próximos 20 anos.
O mais novo CMO mostra o crescimento dos volumes de passageiros e o aumento das aposentadorias de aeronaves, algo que levará a necessidade de 44040 novos jatos, avaliados em US$ 6,8 trilhões nas próximas duas décadas. Essa perspectiva apresenta um crescimento 3% maior, em comparação com os dados apresentados em 2018.
A frota de aviões comerciais globais também sustentará a necessidade de serviços de aviação avaliados em US $ 9,1 trilhões , levando a uma oportunidade de mercado comercial total de US $ 16 trilhões até 2038.
“Mais uma vez, a aviação comercial mostrou-se extremamente resiliente. Apesar de alguma moderação recente no crescimento do tráfego de passageiros e carga, todos os indícios apontam para a nossa indústria sustentar sua série sem precedentes de expansão lucrativa. Na verdade, vemos um mercado mais ampla, mais profunda e mais equilibrada do que vimos no passado”, disse o vice-presidente de Marketing Comercial da Boeing, Randy Tinseth . “Os fundamentos saudáveis do mercado irão alimentar a duplicação da frota comercial nas próximas duas décadas e um enorme ecossistema de soluções de ciclo de vida para mantê-lo e apoiá-lo.”
Das novas entregas de aviões, os meteorologistas dizem que 44% irão para a substituição de aeronaves antigas, enquanto o resto irá acomodar o crescimento do tráfego. Juntos, os novos jatos suportam uma indústria em que o tráfego de passageiros crescerá em média 4,6% e o tráfego de carga crescerá em média 4,2%.
Considerando os novos aviões e os jatos que permaneceriam em serviço, a frota comercial global deverá atingir 50660 aviões até 2038. Esta é a primeira vez que a frota projetada atingiu a marca dos 50000.
O maior segmento de aviões continua sendo um corredor único, como o 737 MAX, já que as operadoras estão projetadas para demandar 32.420 novos aviões. Esse mercado de US $ 3,8 trilhões é impulsionado em grande parte pela força contínua das transportadoras de baixo custo, a demanda de reposição saudável e o crescimento contínuo na região da Ásia-Pacífico.
No segmento de fuselagem larga, a Boeing prevê a demanda por 8.340 aviões novos de passageiros avaliados em mais de US $ 2,6 trilhões nos próximos vinte anos.
A demanda por widebody é liderada em parte por uma onda significativa de aviões antigos que precisarão ser substituídos a partir de alguns anos.
Reforçando a demanda por aeronaves maiores, espera-se que as operadoras precisem de 1.040 novos cargueiros de produção durante o período de previsão.
Novas entregas de avião até 2038 por tamanho |
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Tipo de avião |
Assentos |
Total de entregas |
Valor de mercado |
Jatos regionais |
90 ou menos |
2,240 |
US $ 105 bilhões |
Corredor único |
90 ou acima |
32,420 |
US $ 3,775 bilhões |
Corpo largo |
Widebody |
8,340 |
US $ 2,650 bilhões |
Cargueiros |
——— |
1,040 |
US $ 300 bilhões |
Total |
——— |
44,040 |
US $ 6.800 bilhões |
A frota global de aeronaves continuará gerando uma demanda significativa por serviços de aviação, incluindo suporte à cadeia de suprimentos (logística de peças e peças), serviços de manutenção e engenharia, modificações de aeronaves e operações de companhias aéreas.
Nos próximos 20 anos, a Boeing prevê um mercado de US$ 9,1 trilhões para serviços de aviação comercial, com crescimento anual de 4,2%.
“Este é um mercado muito dinâmico e empolgante, impulsionado por novas tecnologias e um implacável impulso para maior eficiência, confiabilidade e segurança”, disse Tinseth. “Na frente de tecnologia, vemos operadores usando drones para inspecionar aviões e fabricantes investigando dados para obter insights para melhorar a manutenção e o desempenho dos aviões. Acima de tudo, as operadoras estão procurando fornecedores que ofereçam soluções que os ajudem a atender seus clientes com mais eficiência de forma confiável.”
A região Ásia-Pacífico, que inclui a China , continuará a liderar o crescimento futuro, respondendo por 40% do total de entregas de aviões e 38% do valor total dos serviços. América do Norte e Europa completam as três principais regiões para crescimento futuro.
Mercado comercial até 2038 por região |
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Região |
Entregas de avião |
Mercado de serviços |
Ásia-Pacífico |
17,390 |
US $ 3.480 bilhões |
América do Norte |
9,130 |
US $ 1,980 bilhão |
Europa |
8.990 |
US $ 1,865 bilhão |
Médio Oriente |
3.130 |
US $ 790 bilhões |
América latina |
2.960 |
US $ 500 bilhões |
Rússia / CIS |
1280 |
US $ 270 bilhões |
África |
1,160 |
US $ 215 bilhões |
Total |
44,040 |
US $ 9,1 bilhões |
Em todo o mundo, a crescente frota comercial exigirá uma maior oferta de pilotos, técnicos e tripulações.
As Perspectivas de Piloto e Técnicos da Boeing preveem que a indústria de aviação civil precisará de quase 2,5 milhões de novos funcionários de aviação entre hoje e 2038.