Dias atrás postamos algumas fotos que a Boeing fez do primeiro 737 MAX 9 na linha de montagem. Agora a fabricante norte-americana já finalizou a montagem do 737 MAX 9 e já fez o Roll Out da aeronave que agora prosseguirá para o hangar de pintura para receber a cor padrão da Boeing. Na semana que vem a Boeing fará a apresentação oficial desta aeronave.

A expectativa da Boeing é realizar o primeiro voo do 737 MAX 9 já no primeiro semestre desse ano, em abril, com previsão de obter a certificação até os meses iniciais de 2018, as entregas se iniciam logo após obter a certificação de tipo. Enquanto isso a Boeing espera entregar o primeiro MAX 8 para uma companhia aérea entre junho e julho desse ano.

O programa de testes do 737 MAX 9 terá 2 aviões para auxiliar no processo de certificação, boa parte dos dados serão aproveitados do 737 MAX 8, que tem mais de 5 aeronaves no programa de testes.

O 737 MAX 9 é por enquanto a maior variante da família 737 MAX, essa aeronave tem capacidade para até 220 passageiros em classe única, cerca de 20 passageiros a mais do que o 737 MAX 8. O 737 MAX 9 tem cerca de 3 metros a mais de fuselagem do que o 737 MAX 8, e isso permitiu acrescentar mais 3 fileiras de assentos na aeronave para alcançar essa capacidade.

Foto – Boeing/Reprodução

A autonomia e desempenho operacional não se alteram em relação ao 737 MAX 8, com 6500 km de autonomia e motores CFM Leap-1B com maior potência. Até o momento essa variante tem 418 encomendas fixas. 

Para 2017 a Boeing espera que de 10 a 15% na linha 737 sejam destinadas para a nova família MAX, a taxa de produção também sofrerá um aumento de 42 aeronaves por mês para 47 aeronaves por mês até o final do ano. Esse aumento na taxa de produção foi facilitado por melhorias no projeto do 737 MAX que agilizam a fabricação de determinados componentes estruturais.