A Boeing lançou durante o painel Pilot and Technician Outlook 2017, no evento aeronáutico EAA AirVenture Oshkosh, um dos maiores do setor nos EUA, uma projeção de demanda para o mercado de aviação comercial nos próximos 20 anos, avaliando o período de 2017 até 2036.
De acordo com a Boeing serão necessários mais de 1,2 milhão de pilotos e técnicos até 2036. A perspectiva de 2017 mostra um ligeiro aumento de 3,2% para os pilotos em relação às perspectivas de 2016 e uma ligeira diminuição na necessidade de técnicos de manutenção da companhia aérea (4,6%), impulsionada principalmente pela redução das horas de manutenção exigidas no 737 MAX.
A Boeing prevê que entre 2017 a 2036 a indústria de aviação comercial mundial exigirá aproximadamente:
- 637 mil novos pilotos de linhas aéreas comerciais
- 648 mil novos técnicos comerciais de manutenção de linhas aéreas
- 839 mil novos membros da tripulação de cabine
A demanda projetada para novos pilotos, técnicos e tripulações de cabine por região global para os próximos 20 anos é aproximadamente:
Região Novos pilotos Novos Técnicos Novos Comissários
Ásia-Pacífico 253,000 256,000 308.000
Europa 106,000 111,000 173,000
América do Norte 117,000 118,000 154,000
América latina 52,000 49,000 52,000
Oriente Médio 63.000 66,000 96,000
África 24.000 23,000 28.000
Rússia / CIS 22,000 25,000 28.000
Durante o Paris Airshow de 2017 a Boeing lançou uma previsão focada no mercado das companhias aéreas, para avaliar quantas aeronaves serão necessárias até 2036, e de acordo com a Boeing as companhias de todo o planeta precisarão de até 41000 novas aeronaves, seja para expandir os seus serviços ou substituir a sua frota.
Logo esse número também está relacionado ao número de tripulantes e técnicos de manutenção necessários para atender os voos das companhias aéreas. Nesta lista há um bom indicativo para a América Latina, nosso continente está em quarto lugar, em uma tabela que a Ásia lidera o crescimento há muitos anos.
O maior setor que irá crescer na aviação é o de aeronaves com somente um corredor, com previsão para mais de 29500 jatos como o Boeing 737 MAX nos próximos anos. O setor de aeronaves maiores e com dois corredores fica para trás com somente 9500 novos jatos.
Novas entregas de aviões até 2036 – por tamanho
Tipo de aeronave | Assentos | Total de entregas | Valor de mercado |
Jatos Regionais | 90 e inferior | 2370 | US$ 110 bilhões |
Corredor único | 90 – 230 | 29530 | US$ 3,180 bilhões |
Fuselagem larga pequeno | 200 – 300 | 5050 | US$ 1,340 bilhões |
Fuselagem larga médio/grande | 300 e superior | 3160 | US$ 1,160 bilhões |
Cargueiro de fuselagem larga | ——— | 920 | US$ 260 bilhões |
Total | ——— | 41030 | US$ 6,1 trilhões |
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