F15EX na linha de montagem- Foto/Divulgação; Boeing

A Boeing divulgou que começou a construção dos dois primeiros caças F-15EX destinados a USAF que deverão ser entregues no ano que vem.

Na medida que os novos caças forem chegando as versões antigas dos caças F-15C/D serão substituídas. Até o momento oito caças F-15EX tiveram a compra aprovada, mas outros 12 podem entrar nessa lista. No futuro a USAF planeja ter 76 unidades dessa que é a versão mais moderna já feita do clássico caça F-15.

As melhorias do F-15EX incluem, um rack de armas AMBER (Advanced Missile and Bomb Ejection Rack) para transportar até 22 mísseis ar-ar (AAMs), busca e rastreamento por infravermelho (IRST), aviônica avançada e guerra eletrônica (EW ), radar AESA e estrutura revisada com uma vida útil de 20.000 horas.

O F-15EX tem aspectos bem parecidos com os caças F-15SA da Arábia Saudita e com os F-15QA que estão sendo construídos para o Catar.

Contudo, isso tem um alto valor estimado em US $ 1,2 bilhão só para o primeiro lote de oito aeronaves. O preço elevado inclui outras coisas além dos caças, como desenvolvimento, integração, fabricação, teste, verificação, certificação, entrega, manutenção.

No entanto, esse alto preço inicial e dos que podem aparecer significam uma renovação da USAF e a permanência de aeronaves mistas que é uma característica da força aérea dos EUA.

DEIXE UMA RESPOSTA