Boeing KC-46 recebe certificação da FAA

KC-46 Foto - Boeing/Divulgação

A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) concedeu ao programa de petroleiros da Boeing KC-46 um Certificado Suplementar de Tipo (STC), verificando se seus sistemas de aviônica de reabastecimento e missão atendem aos requisitos da FAA. O marco marca a conclusão da certificação KC-46 na FAA.

Para receber seu STC, a equipe da Boeing concluiu uma série de testes de laboratório, solo e voo, que começaram em 2015. Como parte dos testes de voo exigidos, a equipe validou os sistemas de reabastecimento aéreo de vara boom e drogue da KC-46.

“Nossa equipe de testes da Boeing / Força Aérea fez um excelente trabalho com sucesso, levando-nos a todos os requisitos, e agradecemos a colaboração da FAA também”, disse Mike Gibbons, vice-presidente e gerente de programas da Boeing KC-46A. “Este marco é importante porque é um dos últimos grandes obstáculos antes da primeira entrega à Força Aérea dos EUA”, completa Gibbons.

Boeing KC-46/ Foto -Boeing

O STC é uma das duas certificações de aeronavegabilidade da FAA. A Boeing recebeu um certificado de tipo alterado para sua configuração principal de aeronave 767-2C em dezembro de 2017. Embora essas certificações cubram a maior parte do jato, nem todas as funções e equipamentos militares podem ser certificados pela FAA.

A Força Aérea dos EUA também deve conceder um Certificado de Tipo Militar (MTC), que é esperado nos próximos meses. A equipe da Boeing concluiu o teste de voo da MTC, que incluiu o reabastecimento aéreo do jato, sistemas defensivos e outros sistemas específicos para militares, no início de julho.

Seis aeronaves suportaram vários segmentos de testes STC e MTC. No total, completaram 3500 horas de voo e descarregaram mais de três milhões de libras de combustível durante os voos de reabastecimento com os caças F-16, F/A-18, AV-8B, C-17, A10, KC-10, KC-135 e outra aeronave KC-46.

O KC-46, derivado da fuselagem comercial 767 da Boeing, é construído nas instalações da empresa em Everett, Washington. A Boeing está atualmente em contrato para os primeiros 34 dos 179 petroleiros esperados para a Força Aérea dos EUA.

Quando em serviço, o multi-papel KC-46 reabastecerá as aeronaves militares americanas, aliadas e de coalizão, usando seus sistemas de lança e mangueira e drogue, mas também deve ser capaz de abastecer-se para estender seu alcance operacional. A lança permite que o caminhão-tanque transfira até 1.200 galões de combustível por minuto, enquanto os sistemas de mangueira e drogue, localizados na asa e na linha central do avião, permitem que o KC-46 reabasteça aeronaves menores com até 400 galões de combustível por minuto.

 

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