Advertisement

Boeing oferecerá o aviões de patrulha P-8A Poseidon para o Canadá

A Boeing anunciou hoje (10) sua intenção de oferecer o P-8A Poseidon em resposta ao Request for Information (RFI) do Canadá para aeronaves de patrulha marítima de longo alcance.

O projeto Canadian Multi-Mission Aircraft (CMMA) substituirá a frota da Royal Canadian Air Force de aeronaves CP-140 Aurora e aprimorará suas capacidades de guerra antissubmarino (ASW) e inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR).

“O P-8A Poseidon demonstrou que é a aeronave multimissão mais capaz do mundo atualmente em produção e oferece uma solução completa para os requisitos de CMMA do Canadá”, disse Tim Flood, diretor de Desenvolvimento de Negócios Internacionais para Europa e Américas. “O alcance, velocidade e resistência do P-8 o tornam a plataforma perfeita para monitorar as abordagens marítimas e do norte do Canadá, e o P-8 garantirá a interoperabilidade aliada para cumprir os compromissos de segurança do Canadá. Juntamente com um robusto plano de parceria industrial, a oferta da Boeing se baseará em seu histórico bem-sucedido de contribuir para o crescimento econômico do Canadá ao longo da vida do programa CMMA.”

O Poseidon MRA1 (P-8A) da Boeing é uma aeronave de patrulha marítima multifuncional, equipada com sensores e sistemas de armas para guerra anti-submarina, bem como missões de vigilância e busca e resgate. O avião possui um radar APY-10 para mapeamento de alta resolução, um sistema de sensor acústico, uma torre eletro-óptica / IR e medidas de suporte eletrônico (ESM). 

Estruturalmente a aeronave compartilha diversos componentes com o Boeing 737-800, porém com alterações específicas para uso do avião no serviço militar.

A aeronave também pode ser armada com um sistema que inclui 129 torpedos sonobuoy para atacar alvos subterrâneos. Além disso, o P-8A pode ser reabastecido em voo.

Os militares que operam ou selecionaram o P-8 incluem a Marinha dos EUA, a Força Aérea Real do Reino Unido, a Força Aérea Real Australiana, a Força Aérea Real da Nova Zelândia, a Marinha Indiana, a Força Aérea Real Norueguesa, a Marinha da República da Coreia e a Marinha Alemã.

 

Via: Boeing

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Militar, Notícias

Tags: Boeing, Canadá, P-8A, usaexport