Boeing prevê demanda por 2430 aviões cargueiros nos próximos 20 anos

Boeing 747

A Boeing divulgou recentemente sua World Air Cargo Forecast (WACF) bienal, refletindo os impactos e oportunidades do COVID-19, bem como a demanda substancial de longo prazo por aviões cargueiros nas próximas duas décadas.

O estudo da Boeing prevê demanda por 2430 aviões cargueiros nos próximos 20 anos, incluindo 930 novos cargueiros de produção e 1500 cargueiros convertidos a partir de aviões de passageiros.

De acordo com a nova previsão, o tráfego mundial de carga aérea crescerá 4% ao ano nos próximos 20 anos. Esse crescimento é influenciado pelo comércio e pelo aumento das remessas expressas para apoiar a expansão das operações de comércio eletrônico. 

Com esses desenvolvimentos e a necessidade comprovada de capacidade de cargueiro dedicada para dar suporte ao sistema de transporte mundial, espera-se que a frota global de carga aérea cresça mais de 60% até 2039.

A China deverá ser o local com maior crescimento na frota de aviões exclusivamente cargueiros.

“Os operadores de cargueiros estiveram em uma posição única em 2020 para atender aos requisitos do mercado de velocidade, confiabilidade e segurança, transportando suprimentos médicos e outros bens para pessoas e comunidades em todo o mundo”, disse Darren Hulst, vice-presidente de Marketing Comercial. “Olhando para o futuro, os cargueiros dedicados serão ainda mais críticos para competir nos mercados de carga aérea; eles transportam mais da metade do tráfego de carga aérea, e as companhias aéreas que os operam ganham quase 90% da receita da indústria de carga aérea.”

Além de projetar a demanda de longo prazo por cargueiros, o WACF fornece insights sobre o desempenho da carga aérea durante a pandemia, incluindo o seguinte:


  • O e-commerce, que crescia a taxas de dois dígitos antes da pandemia, acelerou seu impacto no mercado de carga aérea à medida que mais empresas mudaram para plataformas de venda online. No acumulado do ano, até setembro, as operadoras expressas aumentaram o tráfego em 14%.
  • A carga transportada em aviões de passageiro, que em 2019 representava cerca de metade da capacidade de carga aérea mundial, foi significativamente reduzida quando as companhias aéreas estacionaram milhares de aviões. Operadores de cargueiros responderam operando acima dos níveis de utilização normais, e o tráfego para transportadores de carga cresceu 6%.
  • Até agora, em 2020, aproximadamente 200 companhias aéreas usaram mais de 2.000 aeronaves de passageiros widebody para operações apenas de carga para gerar fluxo de caixa e apoiar cadeias de abastecimento globais. Esses cargueiros de passageiros compensaram parte da falta de capacidade e, em alguns casos, geraram lucros trimestrais para as transportadoras, apesar das operações mínimas de passageiros.

A previsão completa do mercado de carga pode ser encontrada em www.boeing.com/wacf .

 

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