A Boeing elevou sua previsão de longo prazo para aviões comerciais, pois o aumento do tráfego de passageiros e as aposentadorias futuras de aeronaves estimulam a necessidade de 42.730 novos jatos – avaliados em US$ 6,3 trilhões – nos próximos 20 anos.

A frota global de aeronaves também sustentará a crescente demanda por serviços para aviação comercial, levando a uma oportunidade total de mercado de US$ 15 trilhões para as empresas atuantes.

A previsão anual da empresa, renomeada como Previsão de Mercado Comercial (CMO – Commercial Market Outlook) para incluir uma análise detalhada do mercado dinâmico de serviços de aviação, foi apresentada hoje (17/07) na Farnborough International Airshow. Reconhecida como uma referência no setor para a previsão de viagens aéreas globais, a CMO de 2018 prevê um aumento de 4,4% no número total de aviões, em relação à previsão anterior.

“Pela primeira vez em anos, estamos vendo o crescimento de economias em todas as regiões do mundo. Este crescimento sincronizado está proporcionando um estímulo maior para as viagens aéreas globais. Estamos vendo fortes tendências de tráfego não apenas nos mercados emergentes da China e da Índia, mas também nos mercados maduros da Europa e da América do Norte”, disse Randy Tinseth, vice-presidente de Marketing Comercial da Boeing. “Juntamente com a expansão contínua do tráfego, os dados mostram uma grande fase de aposentadorias se aproximando à medida que os aviões mais antigos da frota global envelhecem”.

De acordo com dados de frota, existem hoje mais de 900 aviões com mais de 25 anos de idade. Em meados de 2020, mais de 500 aviões por ano chegarão aos 25 anos de idade – o dobro da taxa atual –estimulando a onda de aposentadorias. Tinseth disse que os dados explicam por que 44% das novas aeronaves serão necessárias para cobrir apenas as reposições, enquanto o restante apoiará o crescimento futuro.

A frota global deverá dobrar de tamanho para 48.540 até 2037, incluindo os aviões que serão mantidos.

O segmento de corredor único terá o maior crescimento ao longo do período de previsão, com uma demanda por 31.360 novos aviões, um aumento de 6,1% em relação ao ano passado. Esse mercado estimado em US$ 3,5 trilhões é impulsionado em grande parte pelo crescimento contínuo de companhias aéreas de baixo custo, pela forte demanda nos mercados emergentes e pelo aumento da demanda de reposição em mercados como a China e o Sudeste Asiático.

O segmento de fuselagem larga exigirá 8.070 novos aviões avaliados em cerca de US$ 2,5 trilhões nos próximos vinte anos. A demanda por aeronaves de fuselagem larga é liderada, em parte, por uma grande fase de reposições começando no início da próxima década e a implementação de jatos avançados, como o 787 Dreamliner e o 777X, pelas companhias aéreas para expandir suas redes globais.

Além disso, a Boeing prevê a necessidade de produção de 980 novos aviões de carga de fuselagem larga durante o período da previsão, um aumento de 60 aeronaves em relação ao ano passado. Além disso, as companhias aéreas deverão comprar 1.670 cargueiros convertidos.

A enorme frota gera uma demanda forte e crescente por serviços de aviação que vão desde o suporte da cadeia de suprimentos (logística de peças e partes), a manutenção e serviços de engenharia, modificações de aeronaves e operações de companhias aéreas. Nos próximos 20 anos, a Boeing prevê um mercado de US$ 8,8 trilhões para os serviços para aviação comercial, com um crescimento anual de 4,4%.

“O negócio de aviões comerciais alimenta um enorme ecossistema de prestadores de serviços. Nossa previsão combinada mostra o cenário completo do mercado comercial de US$ 15 trilhões à nossa frente”, disse Tinseth. “Vemos um mercado no qual as companhias aéreas terceirizam cada vez mais, um mercado no qual dados e análise de dados ajudam as redes de aeronaves e companhias aéreas a se tornarem mais eficientes e confiáveis, e um mercado em que novas tecnologias oferecem novas soluções de serviços. Todas essas tendências geram uma demanda maior por soluções integradas ao longo da vida útil de um avião”.

As principais categorias na previsão de serviços incluem o mercado estimado em US$ 2,3 trilhões para Manutenção e Engenharia, que abrange as tarefas necessárias para manter ou restaurar a navegabilidade aérea de uma aeronave e seus sistemas, componentes e estruturas. Outra categoria importante é o mercado de US$ 1,1 trilhão para operações de voo, que contempla serviços associados à cabine de voo, serviços de cabine, treinamento e gerenciamento de tripulação, e operações de aeronaves.

Em termos da divisão geográfica da nova previsão, a demanda por aviões e serviços é igualmente orientada para os principais mercados em crescimento. A região Ásia-Pacífico, que inclui a China, continuará a liderar, representando 42% do total de entregas de aviões e 38% do valor total dos serviços. América do Norte e Europa completam os três primeiros lugares.

Anteriormente conhecida como Previsão Atual de Mercado (Current Market Outlook) da Boeing, a CMO é a mais longa previsão sobre jatos e é considerada a análise mais abrangente do setor de aviação comercial. O relatório completo pode ser encontrado em www.boeing.com/cmo.