A Boeing anunciou nesta quarta-feira (12) a expansão de sua equipe industrial de suporte ao F/A-18 Super Hornet e EA-18G Growler na Alemanha. A fabricante norte-americana enviou Solicitações de Informação (RFI) para 10 empresas alemãs identificadas como parceiros em potencial.
A companhia está na expectativa de receber ainda neste mês uma carta de solicitação do Governo Alemão para a compra de 30 caças F/A-18 e 15 jatos de guerra eletrônica EA-18G. A aquisição, aprovada pelo Ministério da Defesa em 2019, visa substituir a frota de jatos Panavia Tornado da Luftwaffe (Força Aérea Alemã).
Os Tornados alemães são parte essencial da dissuasão nuclear da OTAN na Europa, mas já apresentam os sinais da idade. Contudo, o Super Hornet não pode empregar as bombas nucleares táticas B61 e, pelo visto, também não deverá ser certificado para isso. Por esse motivo, o novo governo alemão estaria considerando adquirir o F-35 ao invés dos F/A-18 e EA-18G.
Segundo a Boeing, parceiros da indústria alemã desempenharão um papel significativo no fornecimento de equipamentos de suporte, logística e manutenção geral, peças, programas de manutenção local, treinamento e outras soluções relevantes de reparo e revisão para a potencial frota de Super Hornet e Growler da Alemanha.
A indústria alemã também terá a oportunidade de participar do desenvolvimento do Next Generation Jammer para o EA-18G Growler. As RFI são o primeiro passo para a sustentação dos jatos no país no valor de aproximadamente US$ 4 bilhões/€ 3,5 bilhões ao longo do ciclo de vida dos programas e contribuirão com oportunidades econômicas adicionais e valor para a economia alemã à medida que os programas evoluem.
“A Alemanha é o lar de uma excelente experiência e inovação aeroespacial e esperamos expandir nossas parcerias localmente para a frota alemã de F/A-18 Super Hornet e EA-18G Growler”, disse o Dr. Michael Haidinger, presidente da Boeing Alemanha, Central e Oriental Europa, Benelux e nórdicos. “Com esta estratégia de expansão de parceiros, estamos lançando as bases para novas oportunidades de negócios para os campeões da indústria alemã, novos empregos altamente qualificados e crescimento econômico de longo prazo.”
A Boeing destaca que o Super Hornet tem os custos operacionais mais baixos de todas as aeronaves táticas dos EUA em produção (US$ 19.500 USD/€ 17.000 por hora de voo), citando o Departamento de Defesa como fonte.
A companhia também afirma que o F/A-18 Super Hornet Block III, versão mais nova do jato naval, fornece recursos avançados e comprovados, bem como baixo ciclo de vida e custos de aquisição, ideais para atender aos requisitos de caça da Alemanha, incluindo os compromissos de dupla capacidade com a OTAN.
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