A Boeing realizou ontem (21/06) um teste do 777-9X em solo, com a aeronave realizando um deslocamento pelo sítio de Everett utilizando somente sua propulsão de motores GE9X.
Esse teste ocorreu alguns dias depois da Boeing ter realizado outro procedimento com o 777-9X, o comando para as “wingtips”, ou pontas das asas, em ação, passar do ângulo de quase 90º para a posição de voo.
Você pode conferir tudo no vídeo abaixo:
The first 777-9 WH001 first taxi test at Paine Field this afternoon pic.twitter.com/8I663gaC3L
— Jennifer Schuld (@JenSchuld) 20 de junho de 2019
Pelo vídeo da @JenSchuld, via Twitter, podemos observar que a aeronave não atingiu uma grande velocidade de taxiamento, mas assim como prometido por Dennis Muillenberg nesta semana, ela já está adiantando os testes em solo para o primeiro voo.
Outras fotos da mesma fotógrafa mostram o Boeing 777X supostamente reduzindo sua velocidade, com ajuda de freios e speedbreaks da aeronave.
A empresa ainda não divulgou qual será a nova data do primeiro voo do 777-9X, depois da GE divulgar um problema no motor GE9X, que compromete a durabilidade do mesmo.
Um vídeo foi divulgado pela Boeing na tarde desta sexta-feira (21/06) mostrando a aeronave nos procedimentos de testes em solo, taxiando.
Our first #777X flight test airplane made its runway debut! Our teams performed a series of low-speed taxi tests, marking the first time this plane moved on its own power. This is one of many tests before the 777X takes to the skies later this year. pic.twitter.com/QwSsJWPbfr
— Boeing Airplanes (@BoeingAirplanes) 21 de junho de 2019
Boeing 777X
O Boeing 777X conta com duas opções de aeronaves, a 777-8X é capaz de receber 350 assentos em configuração padrão de duas classes, seu alcance é de até 15000 km. Já o 777-9X, a maior variante da família T7 até hoje, será capaz de receber 450 passageiros em uma configuração de duas classes, com autonomia para 13200 km de voo.
O Boeing 777-9X que foi apresentado tem 76,7 metros de comprimento.
O novo avião inclui a combinação de “muitas heranças do 777 e do 787”, disse Beezhold. “Fizemos a fuselagem mais larga do que a do -300ER, para assentos mais confortáveis e fileiras com até 10 assentos.”
O novo 777X exigirá menos impulso do que o -300ER porque terá uma asa mais eficiente. E essa asa é bastante longa a envergadura do 777X chegará a 71,8 metros. Por ser mais amplo do que os gates padrões dos aeroporto, o avião terá uma asa dobrável para reduzir a extensão para 64,7 metros quando em solo.
O 777X é equipado com dois motores GE GE9X, que pertencem à nova geração.
O 777-8X concorre diretamente com o Airbus A350-1000, enquanto o 777-9X está sozinho em sua classe de aeronave, e irá atingir uma necessidade por maior economia mas sem perder a capacidade de transporte.
Até esta data, o 777X acumulou mais de 340 pedidos fixos e compromissos de seis clientes no mundo inteiro. A primeira entrega está programada para 2020.
Com quase 6 metros de largura internamente, o novo 777X será capaz de receber uma configuração com até 11 assentos por fileira na Classe Econômica, geralmente na distribuição 3-5-3.
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