A Boeing voltou a realizar testes com sua nova e maior aeronave da família 737, o MAX 10, que ainda não realizou nenhum voo de teste. A aeronave de matrícula N27751, até o momento é a única fabricada, o modelo recebeu mais de 550 pedidos até agora incluindo para a brasileira GOL.
O Boeing 737 MAX 10 realizou nesta semana testes de taxiamento com velocidades baixas e altas. As baterias de testes em solo são parte do processo de certificação de uma nova aeronave, para que tudo esteja dentro do padrão e funcione de forma correta. O novo 737 MAX já virá com as atualizações do pacote de recertificação de 2020.
TAXI TESTS 737 MAX 10 !!!
This beauty, N27751 heading out for taxi tests before first flight (sooooon)!#73XM #737Max10 #737Max #Boeing #BoeingMax #taxiTest pic.twitter.com/HVffmpeT41
— Katie Zera (@KPAE_Spotter) June 16, 2021
Com as entregas atrasadas, a Boeing irá entregar o primeiro exemplar somente em 2023, com três anos de atraso em relação ao cronograma inicial. Os atrasos em boa parte foram em decorrência da suspensão de voos que o modelo enfrentou entre 2019 e 2020 em todo o mundo.
Boeing’s first 737 Max 10 will be out of its flight test stall this morning for taxi tests on the runway in Renton. That’s the last set of ground evaluations before the aircraft is ready to fly. First flight rapidly approaching. pic.twitter.com/M9BWTqCUhK
— Jon Ostrower (@jonostrower) June 16, 2021
O primeiro voo do 737 MAX 10 pode estar próximo de acontecer, pois os testes de táxi são geralmente os últimos a serem realizados antes de ocorrer os voos. A United Airlines deverá ser o cliente lançador, a empresa norte-americana tem encomenda para 100 aeronaves do tipo.
Boeing 737 MAX 10
Para criar o 737 MAX 10 a Boeing acrescentou mais uma seção e meia na fuselagem do 737 MAX 9, aumentando o tamanho do avião em 1,68 metros, dessa forma a capacidade máxima da aeronave saltará de 220 passageiros para 230.
Uma leve alteração no trem de pouso foi realizada, para evitar o tail strike nos procedimentos de decolagem e pouso. A altura será ampliada através de uma alteração no amortecedor da aeronave, permitindo manter o mesmo compartimento do trem de pouso das outras versões.
Alterações no trem de pouso
A Boeing estudou vários tipos de alterações no trem de pouso, devido a baixa altura do 737 MAX, e acabou optando por um novo design da alavanca de acionamento e que guia o sistema de amortecimento, que agora se estende 241 mm no total. Ela é capaz de oferecer o curso total de suspensão que o 737 MAX 10 precisa, e recuar o mesmo para manter o mesmo compartimento do 737 MAX 8 e 9.
A inspiração dos engenheiros foi o 777-300, que tem um curso maior de suspensão. Muitos elementos de design do jato maior foram estudados pelos engenheiros da Boeing, até criar essa solução.
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