Advertisement

Boeing-SAAB T-X faz primeiro voo de testes EMD em St. Louis

A Boeing retomou os testes de voo do futuro treinador da USAF, o Boeing T-X. Os testes que aconteceram no dia 1º de julho agora são classificados como oficiais. O primeiro voo aconteceu a partir da fábrica da Boeing em St Louis, no Missouri.

Os testes do dia 1 foram ligados a Engenharia e Desenvolvimento de Manufatura, cujo tem a sigla EMD. Não foram divulgadas muitas informações do voo, mas o piloto de testes Steve ‘Bull’ Schmidt, disse que “Ela voou simplesmente soberba. Os primeiros pontos de teste da EMD foram desligados sem problemas ”.

Boeing/SAAB TX-Foto/Divulgação-Boeing

Neste voo algumas modificações foram feitas como com assento de ejeção ACES 5 , um Sistema de Geração de Oxigênio On-Board (OBOGS) atualizado e outras pequenas alterações.

O TX será a um jato avançando de treino que irá integrar a USAF no futuro. O jato é de fabricação conjunta entre a Boeing e a sueca SAAB, a mesma empresa que faz os caças Gripens.

Por mais que o teste do dia 1º tenha sido classificado como oficial deEMD, o TX já tem feitos voos desde 2016. Ao todo foram mais de 72 voos.

A previsão de entrega do T-X é para 2023 e até 2024 a USAF terá capacidade operacional inicial (IOC). A capacidade operacional total (FOC) está planejada até 2034. O valor destinado ao jato é de US$ 9.2 bilhões.

O jato apresenta um cockpit moderno que lembra o do caça stealth F-35, uma tela sensível ao toque (LAD), controlador Up-Front digital (UFC), controles Hands-Free Throttle And Stick (HOTAS) e Head-Up Display (HUD) de baixo perfil.

A motorização do TX é composta por um General Electric Aviation F404 (mesmo motor dos caças suecos Saab Gripen C/D e do norte-americano- F-18 Hornet), o que faz do jato uma aeronave supersônica, e isso traz ao cadete uma experiência diferente o que já ajuda inserir os jovens pilotos em caças de ponta como F-16, F-15, F22 e o F-35.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.