A Boeing solicitou para a FAA, Administração Federal de Aviação dos EUA, a isenção de um requisito de segurança para a certificação do 787-10 equipado com motores GEnx-1B

Essa isenção serve para que a Boeing consiga certificar o 787-10 com motores GEnx-1B até setembro deste ano, anulando a necessidade de uma correção de bug para os motores.

Caso a FAA não aceite, a Boeing ficará “na mão” da GE, que prometeu entregar um software atualizado só em 20 de dezembro de 2019, atrasando a certificação em mais de um ano. A fabricante disse que pode entregar mais cedo a atualização, mas depois que terminar a investigação de um incidente em voo, que aconteceu em julho de 2017.

O incidente está ligado à certas condições raras, onde minúsculos cristais de gelo podem se formar em lâminas e palhetas dentro do GEnx-1B. A família de motores Trent do R-R parece imune ao problema, mas os cristais de gelo acumulados no motor GEnx podem se desprender repentinamente, causando um desligamento durante o voo.

Foto – Reuters/Toru Hanai

Há dois anos a GE resolveu esse problema introduzindo uma modificação de software. Se forem detectadas condições de congelamento de cristais de gelo (ICI), o software comanda as palhetas-guia de entrada variáveis (um conjunto de portas internas usadas para descartar detritos de objetos estranhos na decolagem ou aterrissagem) para abrir e ejetar o gelo antes que ele entre no núcleo do motor.

O problema só será totalmente resolvido em um pacote de atualizações denominado B200, visto que o software de 2016 até funciona, mas tem um bug relacionado ao comando da palheta para abrir. O software antigo já tem a capacidade de religar o motor automaticamente, como no incidente de julho de 2017.

A atualização de software da GE, disponível até 2019, vai inserir uma lógica para estender as proteções ICI nos níveis de potência do motor, com finalidade de melhorar o funcionamento acima de 35.000 pés.

De acordo com a Boeing, esse problema não afeta nem a certificação ETOPS dos 787-8 e 787-9 com motores GEnx, mas como o 787-10 ainda está em processo de certificação, a FAA precisa ficar ciente desse ponto e anotar isso para o aviso ser realizado às companhias aéreas clientes.

Enquanto isso a Boeing não sofre maiores problemas com os 787-10 equipados com motores Rolls-Royce, tanto que o avião equipado com o Trent 1000 já foi certificado, e está voando pela Singapore Airlines.

 

Via – FlightGlobal