A Boeing e o Massachusetts Institute of Technology (MIT) anunciaram recentemente que a Boeing será a principal doadora para a substituição do Túnel de Vento Wright Brothers, que já está em serviço há 79 anos no MIT.
A doação de US$ 18 milhões servirá para construir outro túnel de vento no local, que será o mais avançado do setor acadêmico dos Estados Unidos. O novo túnel de vento será batizado de “The Wright Brothers Wind Tunnel — a Gift of the Boeing Company”, em referência aos pioneiros da aviação nos EUA e ao presente da Boeing.
O antigo túnel de vento estava em funcionamento desde 1938, e serviu para diversos testes durante a Segunda Guerra Mundial, criando aeronave icônicas como o B-29. O local não serviu só a aviação, mas testou a aerodinâmica de antenas terrestres, equipamento de esqui, trajes espaciais, turbinas eólicas, velas de navio e, mais recentemente, um projeto para aeronaves comerciais pouco poluentes, silenciosas e super-eficientes da NASA, chamado de X-Planes.
Tal presente reflete a relação entre o MIT e a Boeing, que ajudou a construir a indústria aeroespacial global, e também aponta para o futuro da pesquisa e do desenvolvimento que irá impulsionar a inovação, de acordo com Greg Hyslop, diretor de tecnologia da Boeing e vice-presidente sênior, de testes de Engenharia e Tecnologia.
“Poucos relacionamentos no setor aeroespacial podem se comparar aos laços entre o MIT e a Boeing, e estamos entusiasmados em fazer parte desta renovação criticamente importante, que renovará nossa relação no segundo século da indústria aeroespacial”, disse Hyslop.
Curiosamente os termos do contrato não foram revelados pelas duas partes, mas o MIT vem colaborando com grandes cabeças da Boeing há muitos anos. A Douglas, fundada pelo engenheiro Donald Douglas, se fundiu com a McDonnell, fundada pelo engenheiro James S. McDonnell, anos depois dessa fusão a Boeing comprou a McDonnell Douglas, herdando um imenso patrimônio de desenvolvimento militar e conhecimento na área.
O primeiro engenheiro da Boeing, Wong Tsu, projetou o primeiro avião comercial da empresa o Model C, em 1916. Ele também era formado no MIT.
Mais de 50 executivos da Boeing e 60 do Boeing Technical Fellowship, foram formados pelo MIT.
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