Advertisement

Bolsonaro acompanhará a chegada dos Brasileiros que estavam na Ucrânia

Embraer KC-390 Ucrânia Operação Antártida

Nesta quinta-feira (10), às 12h00, será realizada a recepção aos brasileiros e estrangeiros provenientes da Ucrânia, na Base Aérea de Brasília (Ala 1).

A ação interministerial, denominada Operação Repatriação, ocorre de forma integrada entre as pastas da Justiça e Segurança Pública (MJSP), da Defesa (MD), das Relações Exteriores (MRE), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Saúde (MS) e da Infraestrutura (MINFRA). Na ocasião, está prevista a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, e ministros.

Os brasileiros e estrangeiros provenientes da Ucrânia regressam ao Brasil por meio de duas aeronaves da FAB, um KC-390 Millennium e um VC-99B Legacy. Ao desembarcarem, receberão do Governo Federal todo o apoio necessário para retornarem em segurança aos seus lares.

KC-390 FAB Ucrânia

A aeronave VC-99B Legacy transportou autoridades brasileiras para a Polônia, e no retorno está sendo utilizado para o transporte de refugiados em delicada situação de saúde. Há 68 passageiros, incluindo 42 brasileiros, 20 ucranianos, cinco argentinos, e um colombiano. Oito cachorros e dois gatos também foram embarcados. 

Cerca de 15 militares compõem a tripulação do Embraer KC-390, que também levou 11 toneladas de ajuda humanitária para a Ucrânia.

Segundo a FAB, a ajuda humanitária enviada para Varsóvia contém 50 purificadores de água, de tecnologia e fabricação nacionais (com capacidade combinada para purificar cerca de 300 mil litros de água por dia); 50 kits voltaicos com painel solar para abastecer o equipamento de energia de forma autônoma; dez toneladas de alimentos desidratados de alto teor nutritivo (400 mil refeições); e cinco kits de medicamentos para emergências médicas, oriundos dos estoques públicos administrados pelo Ministério da Saúde, sem comprometer o abastecimento nacional.

 

A aeronave KC-390

Fabricado pela Embraer em parceria com a FAB, o KC-390 Millennium é um cargueiro tático multimissão, capaz de transportar 80 soldados ou até 26 toneladas de carga. O primeiro voo de um KC-390 ocorreu em fevereiro de 2015 e a FAB recebeu sua primeira aeronave em 2019. 

Inicialmente foram contratadas 28 aeronaves, mas restrições orçamentárias forçaram a FAB a reduzir o contrato unilateralmente. Após negociações com a Embraer, as duas partes chegaram a um acordo e o pedido foi reduzido para 22 aeronaves.

Conheça mais sobre o KC-390 nesta reportagem especial e nesta série de vídeos produzidos pelo Portal Aeroflap.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Ajuda Humanitária, fab, Força Aérea Brasileiro, Governo, KC-390, usaexport