B-1B Lancer da Força Aérea dos EUA, escoltado por caças Eurofighter Typhoon da Itália- Foto: REUTERS

(Reuters) – Um bombardeiro americano B-1B Lancer de longo alcance com capacidade nuclear sobrevoou as capitais da Lituânia, Letônia e Estônia na quarta-feira (3) em uma demonstração de solidariedade aos aliados da Otan, disse a Força Aérea dos EUA, em meio a preocupações ocidentais sobre um Rússia assertiva.

“Esta missão envia uma mensagem clara de que nosso compromisso com nossos aliados da OTAN é inabalável”, disse em um comunicado o general Jeff Harrigian, comandante das Forças Aéreas dos EUA na Europa-Força Aérea na África. “Estamos nisso juntos.”

A Lituânia, a Letônia e a Estônia já foram governadas por Moscou, mas agora fazem parte da OTAN e da União Europeia.

Bombardeiro B-1B Lancer. Foto: USAF.

Os três países bálticos receberam tropas da OTAN e dos EUA em seu solo desde que a Rússia tomou a Península da Crimeia em 2014 da Ucrânia, que não é membro da OTAN.

A embaixada russa na capital da Lituânia, Vilnius, não respondeu imediatamente a um pedido de comentários.

O bombardeiro que voou na quarta-feira é um dos quatro enviados à Noruega em 22 de fevereiro para operar na região ártica, estrategicamente importante, por várias semanas.

É a primeira vez que este tipo de avião é implantado na Noruega e foi acompanhado por cerca de 200 militares da Força Aérea dos Estados Unidos.