Um bombardeiro supersônico B-1B Lancer aposentado pela USAF no mês passado está sendo usado como objeto para o treinamento de reparos de batalha pelos mecânicos do 76º Grupo de Manutenção Expedicionário (EDMX) da Base Aérea de Tinker, no estado americano de Oklahoma.
O B-1 matrícula 86-109 e batizado como “Spectre” foi rebocado da linha de voo para um centro de treinamento de Reparo de Danos de Batalha em Aeronaves (ABDR) no lado sul da base. O reboque do avião através da “Patrol Road” da Base de Tinker chamou atenção.
O Primeiro Tenente Mason Shaw, comandante do EDMX, disse que a mudança exigiu muitos grupos de coordenação, incluindo a Ala de Comunicação Estratégica ONE da Marinha, o Escritório de Programas do Sistema B-1, o 72º Esquadrão das Forças de Segurança, Relações Públicas, Oklahoma Gas & Electric, os 567º e 569º Esquadrões Manutenção de Aeronaves , Engenharia Civil, Alutiiq e a engenharia do próprio 76th EMDX.
“Queremos estender nossa gratidão a todos os nossos parceiros dE Tinker que tornaram esta operação uma operação bem-sucedida, especialmente Jonathan Harkness, que liderou o esforço”, disse ele.
O Spectre, o segundo de 17 de bombardeiros que a USAF planeja aposentar, se junta a duas outras aeronaves que servem como treinadores de manutenção: um bombardeiro B-52 Stratofortress e um avião de transporte C-135 Stratolifter, apelidado de “Speckled Trout”, que tem a mesma estrutura do KC-135 Stratotanker.
“Esta aeronave será importante para treinar para técnicas de reparo avançadas e como um auxílio de teste de engenharia para forma, ajuste e função de futuras modificações e reparos estruturais”, disse o coronel Greg Lowe, comandante do 76º Grupo de Manutenção de Aeronaves.
Preparar o B-1B para seu trabalho de retirada exigiu a remoção dos motores, alguns aviônicos e outros equipamentos não essenciais para sua nova missão. Para a aeronave deixar a linha de voo com segurança e viajar para sua nova casa, duas rampas de cascalho temporárias foram construídas. Uma série de sinais de trânsito, postes e uma linha de energia tiveram que ser removidos temporariamente para desobstruir a passagem do bombardeiro.
As características asas de geometria variável da aeronave foram mantidas em posição recolhida (para trás) para manter a envergadura a mais estreita possível. Além disso, dois contrapesos foram suspensos na seção dianteira da aeronave, cada um pesando 2.640 libras (1197,4 quilos).
A viagem de meia milha durou aproximadamente 20 minutos. Na segunda-feira seguinte, as asas do “Spectre” foram estendidas manualmente, uma de cada vez, usando apenas uma furadeira sem fio, o que levou cerca de 5 minutos por asa, processo que demora apenas 10 segundos em voo.
O “Spectre” teve um caminho incomum para sua nova casa. Após registrar 12.136 horas de voo, ele sofreu um incêndio em voo em 2018, desviando para o Aeroporto Internacional de Midland perto de Odessa, Texas. A aeronave foi levada para Tinker pelo 10º Esquadrão de Teste de Voo, com apenas três motores em funcionamento, para um reparo em nível de parque por conta dos danos causados pelo fogo.
“As equipes do Complexo de Logística Aérea de Oklahoma City consertaram a nacele danificada, substituíram o sistema de ejeção e realizaram a modificação da Estação de Batalha Integrada e uma revisão completa da Manutenção Programada do Depósito”, disse Lowe. “Apesar de todo o trabalho, a aeronave foi selecionada para aposentadoria, mas será uma adição bem-vinda ao programa da ABDR.”
Parte do 76º AMXG, a Esquadrilha de Manutenção do Depósito Expedicionário é responsável por manter a única fonte da Força Aérea para recursos de reparo rápido ABDR para todas as frotas de petroleiros e bombardeiros.
Via DVIDS
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