Arte do que vem a ser o PAK DA- Foto: Ministério da Defesa da Rússia

O mais novo bombardeiro russo, uma aeronave classificado como de 6º geração chamou a atenção da mídia norte-americana. O PAK DA tem funções de furtividade melhoradas e toda uma situação de pilotagem evoluída.

Segundo o colunista, Mark Episkopos o que logo de cara chama atenção e o tempo que o PAK DA poderá parecer, de acordo com Mark em 2021 a nova aeronave russa veja mostrada ao mundo e entre 2025 e 2026 faça o voo de estreia.

“Esta aeronave não é o desenvolvimento de modelos anteriores – trata-se de um modelo completamente novo que está sendo elaborado praticamente do zero. Todas as melhores inovações que foram desenvolvidas no campo de aeronáutica militar até hoje irão ser aplicadas neste avião”, disse Baranets, serviço russo da Rádio Sputnik, focado em assuntos militares.

TU-160 Blackjack, da geração anterior. Foto: Força Aérea Russa

Outra questões que envolve a nova e misteriosa aeronave e em relação a sua velocidade, como diz, Baranets; “Ele [bombardeiro] realizará voos a velocidades supersônicas a uma distância de até 15 mil quilômetros [por enquanto nenhum outro avião no mundo dispõe da capacidade de percorrer esta distância], poderá ser armado com todo tipo de mísseis e bombas de que dispõe o exército russo”, completa o radialista russo.

Atualmente os bombardeiros TU-160, TU-22M2M e o TU-95 representam a aviação bombardeira pesada da Rússia e deverão ocupar esse posto até a introdução do PAK DA na linha de voo.