F-117 Nighthawk sendo trasnportado por um carreta- Foto: Lockheed Martin

A Lockheed Martin  e a Fundação e o Instituto Presidencial Ronald Reagan fazem parceria em uma exibição estática permanente para o F-117 Nighthawk que leva o apelido de “convidado inesperado”. A exibição será estreada em uma cerimônia de corte de fita durante o Fórum de Defesa Nacional de Reagan, em 7 de dezembro .

O projeto conjunto, denominado “Operação Nighthawk Landing”, foi possível graças a um empréstimo permanente à Fundação Reagan do Museu Nacional da Força Aérea dos EUA. Para apoiar a Força Aérea em seu empréstimo, a Lockheed Martin Skunk Works ® está restaurando a aeronave em preparação para sua exposição permanente na Biblioteca Reagan.

“O F-117 Nighthawk nos lembra a capacidade do nosso país de desenvolver rapidamente tecnologias disruptivas, críticas à segurança nacional”, disse Michele Evans , vice-presidente executiva da Lockheed Martin Aeronautics. “A Lockheed Martin tem orgulho de fazer parceria com a Força Aérea e a Fundação Reagan para instalar um símbolo permanente da inovação americana na Biblioteca Reagan, para todos verem.”

Foto: U.s Airforce

O apelido do F-117 de número 803 é “Convidado Inesperado” obamente em alusão a carater´sitica furtiva do F117. O bombardeiro em questão fez mais de 78 missões desde que entrou em serviço em 1984.

Desenvolvido em total sigilo pela Lockheed Martin Skunk Works, o F-117 foi a primeira aeronave furtiva operacional do mundo. Considerado impossível, é um lembrete tangível do que pode ser alcançado através do trabalho em equipe, paixão e determinação.

Muito vem se falado sobre o Nightawk, após notícias a respeito de voos deste bombardeiro futivo que foi aposentado em 2008 vem acontecendo.

 

Fonte de apoio: Lockheed Martin / Edição: Aeroflap