Caças F-35 da Noruega escoltam B-1B Lancer da USAF- Foto: esquadrão norueguês 331.

A Força Tarefa de Bombardeiros da USAF está a pleno vapor. Dentre os sobrevoos em regiões do continente europeu e em áreas do Indo-Pacífico, os B-1B Lancer vem realizando treinamentos com algumas forças aéreas aliadas, como foi o caso da Noruega que enviou seus novíssimos caças furtivos F-35A Lightning II para realizar missões de integração e treinamento com os bombardeiros estratégicos supersônicos B-1B Lancer. O voo entre as aeronaves aconteceu ontem, dia 20 de maio.

“Hoje, realizamos operações aéreas complexas com sistemas avançados – tanto no solo quanto no ar”, diz o tenente-coronel Ståle Nymoen, comandante do esquadrão norueguês 332. “Esta é uma arena de treinamento importante para o treinamento integrado. Isso nos permite operar juntos e trocar informações com outros aliados”, disse Nymoen.

Além desse voo com os caças noruegueses, os bombardeiros também realizaram voos de Força-Tarefa com caças suecos JAS 39 Gripen, com caças F-16 da Dinamarca e caças F-16 e Mig-29 da Polônia. Além de realizarem treinamentos com caças ingleses Eurofighter Typhoon.

Os B-1B Lancer em questão são da 28ª Asa de Bombas da USAF na Base da Força Aérea de Ellsworth, Dakota do Sul. Os bombardeiros também realizaram sobrevoos em águas neutras do Mar da China Meridional a partir da Base da Força Aérea de Andersen, Guam.

 

DEIXE UMA RESPOSTA