Bombardeiros B-52 cumprem missão de treinamento sobre a Europa e o Ártico

B-52 Stratofortress-Foto: USAF pelo sargento Emerson Nuñez

Quanto bombardeiros B-52H Stratofortress da USAF realizaram hoje uma missão de Força-Tarefa de Bombardeiros (BTF). A missão de longa duração teve seu raio de ação na Europa e região do Ártico. 

Os B-52H envolvidos são pertencentes a 5ª Ala das Bombas da USAF, com base na Base Aérea de Minot, Dakota do Norte. O voo dos grandes bombardeiros teve a escolta de caças F-16 Fighting Falcon da Força Aérea Norueguesa (RNoAF) e de caças furtivos F-35A Lightning II.

“O Departamento de Defesa dos EUA está trabalhando com nossas nações do Ártico e parceiros públicos e privados multinacionais e interagências para manter uma região segura e estável, onde as nações trabalham cooperativamente para enfrentar os desafios”, disse um comunicado das Forças Aéreas dos EUA na Europa – Air Forces Africa ( USAFE-AFAFRICA).

Bombardeiro B-52 da Força Aérea Americana. Foto – Força Aérea Brasileira/EDA

Além da participação dos caças, os B-52 tiveram o apoio de aeronaves KC-135 Stratotanker que cumprem missões de reabastecimento em voo.

“O Ártico é uma região estratégica com crescente importância geopolítica e global, e essas missões da Força-Tarefa de Bombardeiros demonstram nosso compromisso com nossos parceiros e aliados e nossa capacidade de deter, garantir e defender juntos em um ambiente cada vez mais complexo.” disse o general Jeff Harrigian, comandante das Forças Aéreas dos EUA na Europa e das Forças Aéreas da África. “A integração de nossos bombardeiros na Europa e no Ártico é fundamental para melhorar a segurança regional”.

Esse e outras missões de Força-Tarefa com os B-52 provam o quanto ainda é importante esse clássico avião para a USAF e porque a força aérea americana quer continuar operando por um longo tempo o BUFF (como também é conhecido o B-52).

Fonte de apoio: Def Post/ Edição: Aeroflap


 

DEIXE UMA RESPOSTA