A Transport Canada emitiu o certificado do Q400 da Bombardier com capacidade para 90 passageiros, autorizando dessa forma que a fabricante canadense entregue a primeira aeronave de série.

A primeira companhia que se comprometeu com esse tipo de avião foi a SpiceJet, que deverá receber o primeiro Q400 de 90 assentos até o final deste ano. No total a empresa tem 25 encomendas para essa aeronave.

A Bombardier justifica que o novo Q400 é atrativo para as companhias pois consegue ter um custo por passageiro transportado 15% menor, em comparação com o modelo equipado com 78 assentos.

Além disso o novo Q400 compartilha a mesma plataforma da versão de 78 assentos, melhorando a flexibilidade do jato para as companhias que já utilizavam a outra versão.

A Bombardier ainda fez um esforço para melhorar os custos de operação do novo Q400. De acordo com a fabricante, a capacidade de carga foi aumentada em 900 kg, algo suficiente para transportar os doze passageiros a mais sem atrapalhar o payload final.

A fabricante ainda conseguiu uma maior confiabilidade mecânica, e diminuiu o intervalo entre manutenções. Agora o Check A será realizado a cada 800 horas de voo, antes era com 600 horas, e o Check-C agora será realizado a cada 8000 horas de voo, antes era com 6000 horas. Isso diminui o tempo que a aeronave fica parada em solo para manutenção, e também a quantidade de mecânicos para atender a frota.

Todos esses esforços da Bombardier são para se destacar novamente no ramo de 50 a 100 assentos, algo que a companhia foi perdendo aos poucos nos últimos anos, devido aos aviões da Embraer e ATR.