Boom muda design do seu avião supersônico, e assina diversas parcerias de desenvolvimento

Boom Supersonic Avião Supersônico
Foto: Boom Supersonic

Além de diversas parcerias, nesta terça-feira (19/07) a Boom Supersonic revelou um novo design para seu futuro avião supersônico Overture, no Farnborough Airshow 2022.

O formato é praticamente similar ao anterior, apresentado pela empresa em 2021, em mais uma reformulação do projeto. Nas asas em formato de delta temos quatro motores montados sobre naceles, ao contrário dos primeiros protótipos, onde estes eram embutidos nas asas. A fuselagem tem maior diâmetro na parte frontal, que vai diminuindo ao longo do comprimento da cabine.

Boom Supersonic Avião Supersônico

O fundador e CEO da Boom, Blake Scholl, chama o novo design de “refinamento”, criado após cinco anos de trabalho de design e simulação com base no conceito anterior de Overture.

O avião supersônico da Boom continua com a meta de transportar de 65 a 80 passageiros a bordo, e com capacidade de voar a Mach 1.7, com um alcance de 8300 km. Anteriormente a empresa estimava utilizar três motores, mas atualizou em 2022 o conceito para um quadrimotor.

De acordo com a Boom, essa aeronave é capaz de reduzir pela metade o tempo das viagens de longas distâncias. Isso é possível graças ao design aerodinâmico similar ao do Concorde, porém com atualizações significativas.

Por enquanto não devemos ver uma movimentação da companhia no sentido de lançar o protótipo do avião maior por agora. A tecnologia no pequeno Boom deverá ser desenvolvida no prazo de quatro a cinco anos.

Ao mesmo tempo, Boom finalizará o sistema de propulsão da Overture e conduzirá testes de túnel de vento para validar o projeto da aeronave.

O lançamento está previsto para 2025, com entrada início dos voos comerciais em 2029. O preço por avião, caso uma companhia aérea tenha o desejo de adquirir, é de US$ 200 milhões.

Boom Supersonic Avião Supersônico

A startup também anunciou hoje (19) parcerias com três fornecedores aeroespaciais: Collins Aerospace, Eaton e Safran. Alguns sistemas elétricos e mecânicos, incluindo o sistema de combustível, serão fornecidos pela Eaton, enquanto a Safran projetará, desenvolverá e fabricará o trem de pouso da aeronave. Blake Scholl diz que haverá mais anúncios de cooperação com a Safran no futuro.

Além da versão comercial, a Boom trabalhará em conjunto com a empresa de defesa Northrop Grumman para uma versão militar da aeronave supersônica.

Anteriormente a United assinou um acordo para comprar 15 aviões ‘Overture’ da Boom, uma vez que o Overture atenda aos exigentes requisitos de segurança, operação e sustentabilidade da United, com opção para 35 aeronaves adicionais.

Veja abaixo um exemplo de como o Overture pode encurtar o tempo de duração de algumas rotas:

 

 

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