Foto - Aeroporto de Brasília

Os aeroportos de Brasília (DF), Curitiba (PR) e Natal (RN) foram eleitos os melhores terminais do país, com base nos resultados consolidados do ano de 2017 da Pesquisa de Satisfação do Passageiro.

Eles receberam o prêmio Aeroporto + Brasil 2018, que condecorou o melhor terminal por classes – até 5 milhões passageiros, de 5 a 15 milhões e acima de 15 milhões. A cerimônia de entrega dos troféus ocorreu nesta quarta-feira, 4/7, no Aeroporto Internacional de Brasília.

Aeroporto de Curitiba. Foto – Infraero/Divulgação

Nesta edição, a Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação ampliou a premiação para dez categorias e premiou também os melhores terminais em cada uma das três classes, tornando mais igualitária a concorrência entre os 15 principais aeroportos pesquisados. Além disso, a edição deste ano condecorou o melhor aeroporto nos últimos 5 anos da Pesquisa, Curitiba, que em 21 rodadas levou nove vezes o título. Além disso, o Aeroporto de Manaus foi o que mais evoluiu em relação a si mesmo no período, com 33%.

De acordo com o secretário nacional de Aviação Civil do Ministério, Dario Lopes, a escolha dos vencedores foi apontada pelos próprios passageiros de voos domésticos e internacionais, com base nas 54,5 mil pessoas entrevistadas ao longo de todo o ano de 2017: “Nosso objetivo com esse prêmio é enaltecer os aeroportos melhor avaliados pelos nossos clientes, visando estimular a melhoria da prestação e da qualidade dos serviços ofertados”.

O Aeroportos + Brasil é um evento anual e a premiação é feita com base na consolidação das quatro rodadas trimestrais da pesquisa, utilizando as entrevistas realizadas pela Praxian – Business & Marketing, que tem nível de confiança de 95% e margem de erro de 5%.

 

VENCEDORES DO PRÊMIO 2018

CATEGORIASATÉ 5 MIDE 5 A 15 MIACIMA DE 15 MI
Check-in + EficienteNatalCuritibaBrasília
Check-in + Rápido – Cia. AéreaAzul
Raio-x + EficienteNatalCuritibaBrasília
Aeroporto + ConfortávelNatalCuritibaGaleão
Restituição de Bagagem + EficienteManausCuritibaGuarulhos
Bagagem + Rápida – Cia. AéreaGOL
Controle Migratório + EficienteManausCuritibaBrasília
Controle Aduaneiro + EficienteManausCuritibaBrasília
Aeroporto com + Facilidades ao PassageiroManausSantos DumontGaleão
AEROPORTO + BRASIL 2018NatalCuritibaBrasília
Aeroporto que + evoluiu em 5 anosManaus
Aeroporto + Brasil 2013-2017

Curitiba

 

 

5 ANOS DE EVOLUÇÃO – A Pesquisa de Satisfação do Passageiro completou 5 anos de existência, avaliando 38 indicadores em 15 aeroportos, que recentemente foi ampliada para 20. Nesse período, foram mais de 300 mil entrevistas realizadas e os dados mostram que houve 11% de evolução média nos 5 grupos avaliados – infraestrutura, facilidades aos passageiros, órgãos públicos, companhias aéreas e transporte público.

A avaliação dos passageiros mostra que houve uma melhoria de 30% no preço dos produtos comerciais e 29% nos preços dos alimentos, apesar de ainda serem as principais reclamações dos entrevistados. A disponibilidade de tomadas aumentou 24% e a internet/wi-fi, 12%. Outro quesito que melhorou foi a velocidade na restituição de bagagem (21%) e a sua integridade (16%).

Dados SAC mostram que os entrevistados que possuem maior grau de escolaridade e maior renda costumam dar notas menores na Pesquisa. O mesmo acontece entre os passageiros mais frequentes. Já os viajantes estrangeiros dão notas maiores do que os brasileiros. Mas de 2013 para 2017, o indicador que mede a satisfação geral do passageiro passou de 3,85 para 4,36, mostrando uma melhoria nos serviços prestados pelas concessionárias e a Infraero.

 

Via – Ministério dos Transportes