Brazilian Aviation Security Team (BASeT) realiza sua terceira reunião

No dia 3 de dezembro, aconteceu a 3ª Reunião Brazilian Aviation Security Team (Grupo Brasileiro de Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita – BASeT).

O Grupo é integrado por representantes indicados pelos operadores aéreos, pelos operadores aeroportuários e pelas instituições da comunidade da aviação civil dedicadas à melhoria da segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita (AVSEC) no País, além de órgãos públicos.

Realizada por videoconferência, a 3ª Reunião do BASeT contou com a participação de 42 pessoas, entre membros que integram a estrutura do Grupo e representantes que compõem a organização e o funcionamento de seus Subgrupos Temáticos.

O evento foi conduzido por servidores da Gerência de Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita da Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária (GSAC/SIA).

Durante o encontro, foram debatidos os seguintes temas: 

  • Apresentação da proposta de Regimento Interno do BASeT.
  • Explanação acerca dos trabalhos até então desenvolvidos pelos quatro Subgrupos instituídos:
    • Subgrupo 1: Promoção de campanhas destinadas aos passageiros sobre indisciplina na aviação civil.
    • Subgrupo 2: Atualização dos padrões de detecção de equipamentos e sua aferição: EDS.
    • Subgrupo 3: Criação de Manual sobre SeMS para operadores de aeródromo e promoção de eventos sobre o tema.
    • Subgrupo 4: Proposta de produção de um Manual com orientações quanto à segurança cibernética na Aviação Civil.
    • Demais projetos de AVSEC em andamento no País.

Na oportunidade, os Coordenadores dos quatro Subgrupos Temáticos discorreram sobre os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos dentro de cada equipe, as etapas já cumpridas, as entregas já realizadas e as ações e procedimentos futuros.

Entre as deliberações da 3ª Reunião, foi definido que cada instituição deverá enviar, até o dia 10 de dezembro de 2020, eventuais contribuições para a proposta de Regimento Interno do BASeT discutida na reunião.


 

Sobre o BASeT

Instituído nos termos da Resolução ANAC nº 542, de 18 de fevereiro de 2020 (clique no link para acessar), o BASeT é um comitê  sem personalidade jurídica que tem como principais objetivos planejar e orientar o setor da aviação civil por meio da definição de uma agenda de ações e projetos nacionais sobre a Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita (AVSEC); promover a interação colaborativa, a produção de material técnico e o desenvolvimento de projetos conjuntos sobre AVSEC entre a ANAC, os regulados e os demais interessados; possibilitar a coleta e a troca de informações, dados e indicadores pelos agentes do setor, com o intuito de ensejar melhores análises, diagnósticos e definição de metas para o sistema de AVSEC.

Para mais informações, visite a página do BASeT, disponível no Portal da ANAC (clique no link para acessar).

DEIXE UMA RESPOSTA