Breeze Airways Embraer 190
Foto - Denis Gonzalez (@denis_costa_rica_spotter)

A Breeze Airways está próxima de iniciar suas operações e para isso vai iniciar seu processo de seleção para contratar seus comissários de bordo. Anteriormente, a companhia aérea de David Neeleman havia colocado o critério de contratar apenas estudantes das Universidades norte-americanas.

Porém devido à baixa procura de candidatos aptos a função, a Breeze decidiu mudar alguns critérios de seleção para os tripulantes de cabine. Ao anunciar o critério de seleção para estudantes, a empresa foi duramente criticada pela Associação de Comissários de Bordo e outros sindicados.

Tanto a Associação como o Sindicato estavam preocupados quanto a uma possível discriminação e as limitações de idade. Os tripulantes selecionados iriam voar pela Breeze somente até concluir os estudos nas Universidades, após isso não poderiam mais estar no cargo de Comissário de Bordo estando livres para se candidatar a outras funções dentro da empresa.

Com cerca de 15 dias trabalhados, os tripulantes escolhidos receberiam US$ 1.200 de salário com mais US$ 6.000 de ajuda de custo. 

“Do ponto de vista de um sindicato, isso é discriminação de idade pura e simples. Este conceito deve ser visto pelo que é – um ataque direto à nossa profissão e carreiras. Ninguém deveria ser obrigado a fazer essas coisas, especialmente quando recompensado apenas $ 1.200 por mês por 15 dias de trabalho (ou $ 80 por dia de trabalho). Dizer que é um insulto e uma afronta à nossa profissão é um eufemismo grosseiro.” Disse a Associação de Comissários de Bordo dos EUA em comunicado.

A Breeze disse que mesmo contratando estudantes com idade mínima de 18 anos, agora há vagas para tripulantes com idade mínima de 20 anos com o pré-requisito de possuir um diploma do ensino médio ou similar.

“Ainda valorizamos e defendemos o programa UVU, em que os comissários de bordo podem obter reembolso de taxas enquanto trabalham e estudam, mas precisávamos de mais comissários do que o programa estava produzindo. Portanto, agora existem duas opções.” Disse a Breeze Airways, através de um porta-voz.