Jato Hawker-Siddeley Trident com pintura da BEA na década de 60.

A British Airways revelou qual o próximo avião da sua frota que vai receber uma pintura especial, em comemoração aos 100 anos da companhia.

A aeronave será um A319 da companhia, que será representado pelas cores da British European Airways. A pintura será iniciada neste sábado em Shannon, e ficará pronta nas primeiras semanas de março, quando a aeronave retomará as operações.

Essa pintura foi utilizada pela companhia entre 1959 e 1968, é histórica em modelos como o BAC One-Eleven e o Hawker Siddeley Trident. O padrão “Red Square” ficará no A319 de matrícula G-EUPJ por mais de 5 anos.

A companhia apontou que a aeronave fará voos no continente europeu, a partir do Aeroporto de Heathrow, no Reino Unido.

Essa pintura, como dito anteriormente, faz parte de uma comemoração da British Airways pelos 100 anos de história, que abriga várias mudanças de marcas e fusões. A companhia já apresentou nesta semana um Boeing 747-400 com a pintura da BOAC (foto abaixo).

 

Extra

Segue abaixo um vídeo do primeiro voo do Trident, que já era equipado com a pintura da BEA, a companhia aérea que operou um grande quantidade de aeronaves deste modelo, na época equipados com essa clássica pintura “Red Square”.

O segundo vídeo mostra o inovador (para a época) sistema de pouso automático do Trident.