Foto - British Airways

Geralmente o embarque das companhias é realizado de acordo com as fileiras, de forma a conseguir executar esse procedimento o mais rápido possível, e evitar que passageiros fiquem bloqueando o corredor.

Mas a clássica companhia British Airways quer impor um sistema de embarque diferente, ele continua a ser em grupos, mas quem vai dar sua “posição” no embarque é o check-in, e de acordo com o valor pago pela passagem.

A regra é clara, quem pagou menos vai para o final da fila. O Grupo 1 de embarque é composto pelos membros dos clubes de fidelidade Gold e British Airways Executive Club, os mais tops da companhia, em seguida, no Grupo 2 vem os outros clubes de fidelidade como o Silver e passageiros da Business Class. O Grupo 3 é composto pelos passageiros da categoria Bronze, além dos que têm passagem para a Premium Economy.

Os Grupos 4 e 5 são reservados para os passageiros comuns, da Classe Econômica, mas o último é só para quem adquire as passagens mais baratas, que dá direito apenas à bagagem de mão.

Para os passageiros que se enquadram nas prioridades, o embarque será realizado antes dos grupos, respeitando as regras.

Não há nenhuma novidade em relação ao embarque de membros das melhores categorias do programa de fidelidade, praticamente toda companhia faz isso, mas a British mudou para os passageiros comuns, que não embarcam com frequência e geralmente pagam uma passagem barata da econômica.

A British Airways afirmou no Twitter “que a prioridade de embarque de acordo com o preço da passagem é comum em outras empresas, como a American Airlines, Iberia e Qatar.

“No próximo mês, vamos introduzir novos procedimentos de embarque para acelerar o processo e torná-lo mais simples para que os consumidores o entendam”.

Realmente esse serviço já é utilizado pela American Airlines em voos domésticos. Os passageiros que compram os bilhetes da “Basic Economy” não têm direito à transportar bagagem de mão, e nem embarcar antes de todos os outros passageiros. Mas no caso da American Airlines o passageiro compra a passagem de outra categoria, ciente do embarque por último.