Advertisement

Brunei é o novo cliente dos helicópteros H145M da Airbus

Força Aérea Real de Brunei está comprando seis helicópteros H145M para substituir antigos BO-105 já aposentados. Foto: Airbus Helicopters/Divulgação.

A Airbus Helicopters anunciou hoje (02) a encomenda do Ministério da Defesa de Brunei para seis helicópteros H145M. As novas aeronaves vão substituir um modelo aposentado em 2022. 

Bruno Even, CEO da divisão de asas rotativas da Airbus, celebrou a nova aquisição do país asiático. “Estamos muito honrados com a escolha do H145M para apoiar as missões expandidas da Força Aérea Real de Brunei. O H145M é bem conhecido por seu alto desempenho e versatilidade, e estamos confiantes de que trará uma mudança radical na prontidão operacional para Brunei.”

Versão militar do utilitário leve H145 (antigo EC145), o H145M está substituindo os helicópteros BO-105, fora de serviço há mais de dois anos. Segundo a Airbus, o novo modelo é multimissão e oferece uma ampla gama de capacidades, incluindo apoio aéreo aproximado e observação aérea.

Podendo ser armado com mísseis, foguetes e metralhadoras, o H145M está equipado com o conjunto de aviônicos digitais Helionix que, juntamente com o gerenciamento inovador de dados de voo, inclui um piloto automático de 4 eixos de alto desempenho, reduzindo consideravelmente a carga de trabalho do piloto durante as missões. Sua pegada acústica particularmente baixa torna o H145M o helicóptero mais silencioso de sua classe. 

A frota global da família H145 acumulou mais de sete milhões de horas de voo até o momento. Com a compra, Brunei torna-se o sétimo país a adquirir o H145M, seguindo o Chipre, Alemanha, Hungria, Luxemburgo, Sérvia e Tailândia. 

Via Airbus Helicopters

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Airbus Helicopters, Brunei, H145M

Sair da versão mobile