Vinci Airports

Ulisses Correia e Silva (Primeiro Ministro de Cabo Verde) e Nicolas Notebaert (CEO da VINCI Concessions e Presidente da VINCI Airports) assinaram o contrato de concessão de sete aeroportos no arquipélago de Cabo Verde.

O contrato abrange 4 aeroportos internacionais (Praia – a capital -, Sal, São Vicente e Boa Vista) e 3 aeroportos domésticos (São Nicolau, São Filipe e Maio).

Por um período de 40 anos, a VINCI Airports e sua subsidiária ANA (detendo, respectivamente, 70% e 30% das ações da empresa concessionária) serão responsáveis por financiar, operar, manter, expandir e aprimorar os aeroportos.

Os trmites financeiros estão previstos para ser concluídos em meados de 2023, quando a nova empresa concessionária começará a operar os aeroportos.

Como resultado do sólido crescimento econômico, ambiente político estável e setor de turismo próspero, o tráfego aéreo em Cabo Verde cresceu em média 5,6% a cada ano entre 2010 e 2019, com o número de passageiros alcançando 2,8 milhões.

Apesar da pandemia de Covid-19 impactar a maioria dos destinos turísticos ao redor do mundo, o tráfego aéreo atingiu 80% dos níveis de 2019 no segundo trimestre de 2022.

A VINCI Airports tem como objetivo apoiar a estratégia turística de Cabo Verde através de projetos desenhados para se adequar a cada aeroporto (levando em consideração diferentes segmentos de passageiros e considerações específicas da ilha). A identidade cultural do arquipélago será refletida na arquitetura e na experiência dos consumidores dos aeroportos.

Além disso, a VINCI Airports implementará seu plano de ação ambiental, o qual envolve desenvolver energia solar e eólica.

Essa oportunidade em Cabo Verde irá habilitar a VINCI Airports a se basear nos 10 anos de experiência da ANA como concessionária, atendendo 10 aeroportos portugueses.

Nicolas Notebaert, CEO da VINCI Concessions e Presidente da VINCI Airports, disse: 

“Estamos muito orgulhosos em anunciar essa parceria com a República de Cabo Verde. Nossa visão compartilhada é impulsionar a indústria turística do país através de uma estratégia de crescimento de longo prazo. Melhorar a conectividade dos aeroportos e seu desempenho causará um impacto positivo no país. A VINCI Airports está profundamente comprometida a ajudar o arquipélago de Cabo Verde a desenvolver todo o seu potencial ao longo dessa parceria de longo prazo”.

 

Via: VINCI Airports