Caça AF-1B da Marinha do Brasil sofre incidente durante procedimento de decolagem

AF-1A (A4KU Skyhawk) decolando para missão durante a Cruzex 2018.

Ontem (dia 21), um caça AF-1 (A-4 Skyhawk) da Marinha do Brasil, sofreu um incidente enquanto decolava da Base AéreoNaval de São Pedro da Aldeia- RJ, onde se localiza o 1º Esquadrão de Interceptação e Ataque da Marinha do Brasil, como também é conhecido como “Falcões do Mar”

O caça acabou por exceder a pista provocando estragos no nariz, mas nada de mais grave aconteceu com o caça e com o piloto que conseguiu sair sem ferimentos do avião e sem precisar acionar o assento ejetável que funciona 0x0 (ou seja pode ser acionado em solo).

Segue abaixo a nota oficial da Marinha do Brasil:

Nota ofical da Marinha do Brasil

O A-4 envolvido, trata-se do AF-1B, de prefixo 1013 que recentemente entregue recentemente à Marinha do Brasil. O caça é a 5º aeronave modernizada pela Embraer a ser entregue ao Comando Naval.

AF-1B (1013), o 5º AF-1 entregue à Marinha do Brasil- Foto: Marinha do Brasil

Dentre as melhorias que estão sendo implantadas nos caças modernizdos está o radar EL/M 2032, como os modos de operação: ar-ar, ar-mar, ar-solo e navegação, cuja principal tarefa é detectar e rastrear alvos aéreos e de superfície, além de fornecer a distância ar-solo para o subsistema de pontaria de armas. No modo TWS (Tracking Wire Scan) podem ser localizados e rastreados automaticamente 64 alvos de superfície ou terrestres simultaneamente e no modo SAR (Synthetic Aperture Radar) é possível fazer o mapeamento terrestre em missões de reconhecimento.

 

Fonte de apoio: Marinha do Brasil/ Edição: Aeroflap

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.