Caça F-15C Egale com a pintura embemática- Foto: USAF

Após cerca de seis meses de concepção e planejamento, o carro-chefe do 104º Fighter Wing, F-15C Eagle, cauda número 125, recebeu novos gráficos de arte do nariz.

O gráfico da arte do nariz tem aproximadamente 6 pés por 4 pés, apresentado em ambos os lados do F-15 e parece exibir a bandeira americana. Mas um olhar mais atento revela as centenas de nomes de membros do 104º Fighter Wing.

Master Sgt. Leo Burbee, supervisor de manutenção estrutural da aeronave do 104º Grupo de Manutenção, fazia parte da equipe por trás dos adesivos da arte do nariz do jato.

“A inspiração original por trás dos decalques foi a importância e tradição de ter os nomes dos aviadores exibidos em um jato”, disse Burbee. “Normalmente, os únicos nomes em um jato são os do piloto e do chefe da tripulação. Portanto, ao colocar os nomes de todos os membros da asa dentro dos decalques do jato principal, isso realmente demonstra como estamos todos aqui na mesma equipe , pela mesma razão.”

Caça F-15C Egale com a pintura embemática- Foto: USAF

A equipe também incluiu um componente especial no processo de design. Eles prestaram homenagem à história da asa, incluindo os nomes das asas caídas.

“Além de todos os nomes de todos os atuais membros do 104º Fighter Wing, também adicionamos todos os nomes que fazem parte do memorial do F-100 da base”, disse Burbee. “O memorial homenageia todos aqueles que perderam suas vidas enquanto serviam à 104ª Ala de Caça. Incorporamos todos esses nomes ao gráfico em uma cor dourada especial para que sempre fossem representados como parte da unidade.”

Depois que o conceito foi definido, Burbee trabalhou com o tenente-coronel Peter Carr, comandante do 104MXG, Tech. Sgt. Derek Jendrysik, técnico de manutenção estrutural de aeronaves 104MXG e Tech. Sgt. Ryann Parker, membro da equipe de suporte do comando de manutenção do 104MXG, para criar o projeto real dos decalques.

“Depois que recebi a ideia do design da bandeira americana do Master Sgt. Burbee, trabalhei com o Tech. Sgt. Parker de nossa seção de equipe de apoio de comando para compilar uma lista dos nomes de todos na 104ª Ala de Caça”, disse Jendrysik. “A parte mais difícil de todo o processo de design foi tentar planejar os sistemas da aeronave, incluindo antenas e luzes, e então descobrir o maior tamanho de fonte que poderíamos usar no espaço restante.”

Foto da Guarda Aérea Nacional dos EUA

Assim que os designs finais foram produzidos, Burbee e Jendrysik trabalharam junto com a Tech. Sgt. Michael Poudrier, 104MXG chefe da tripulação dedicado para cauda número 125, e Airman 1ª Classe Thomas Desrochers, técnico de manutenção estrutural da aeronave 104MXG, por várias horas para aplicar os decalques ao jato.

O coronel Tom ‘Sling’ Bladen, comandante do 104FW, ficou impressionado com a forma como os aviadores criaram e executaram o projeto de decalque.

“Estou orgulhoso e surpreso com todos os membros da Força Aérea envolvidos neste projeto”, disse Bladen. “Foi um grande esforço de equipe, e a capacidade do grupo de pegar uma ideia e transformá-la nessa bela representação simbólica de nossa asa no jato principal, enquanto lida com todas as complexidades de trabalhar em torno dos sistemas da aeronave, é realmente olhos lacrimejantes. “

Foto da Guarda Aérea Nacional dos EUA

“É muito legal poder participar do projeto e da criação de algo como esses decalques que terão um impacto nos membros do 104º FW nos próximos anos”, disse Burbee. “O que acho ainda mais impactante é a ideia de que quem não tem a oportunidade de sair na linha de voo leva sua família para passear durante um show aéreo e pode mostrar o nome dela no jato. A ideia disso para mim é a verdadeira recompensa. “

 

Fonte: USAF