Advertisement

Caça F-22 Raptor dos EUA sofre incidente na Flórida

F-22 incidente trem de pouso eglin

Um caça F-22A Raptor da Força Aérea dos EUA sofreu danos durante um pouso na Base Aérea de Eglin, na Flórida, na manhã de terça-feira (22). 

O trem de pouso frontal da aeronave colapsou durante o pouso, por volta de 10h25. O caça furtivo derrapou para o canteiro da pista, onde eventualmente parou. Equipes de resgate foram acionadas para atender o piloto que foi levado ao hospital para avaliação. Mais tarde ele foi liberado sem qualquer ferimento. 

Em comunicado, a Base Aérea afirma que o F-22 pertence à 325ª Ala de Caça e que uma investigação sobre as circunstâncias do acidente está em andamento.

Este é o segundo incidente do tipo com um F-22. No dia 15 de março de 2021, um Raptor sofreu um colapso de trem de nariz na mesma base aérea.

O F-22 é um caça de superioridade aérea com capacidade secundária de ataque ao solo. A aeronave é exclusivamente operada pela Força Aérea Estadunidense e sua exportação é proibida por lei. O modelo pode usar até oito mísseis ar-ar AIM-120 e AIM-9, bombas GBU-32 e GBU-39 e o canhão rotativo M61 Vulcan de 20mm.

Seus motores Pratt & Whitney F119-PW-100 podem levar o avião a mais de 2400 Km/h, além da alta manobrabilidade obtida pelo empuxo vetorado. No entanto, sua característica mais famosa é a capacidade stealth, onde aeronave é extremamente difícil de ser detectada por radares.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: F-22, Incidente, usaexport, USAF