Advertisement

Caça F-35B Strike Fighter faz primeira missão de ataque real

Pela primeira vez foi realizada uma missão de ataque real com um caça furtivo Lockheed Martin F-35B Strike Fighter, o ataque aconteceu nas últimas 24 horas e foi informado por autoridades de defesa dos EUA.

O F35B pertencente ao Corpo de Fuzileiros Navais (USMC) fez um ataque em uma região contra o Talibã, no Afeganistão, o mesmo decolou do navio de assalto anfíbio USS Essex, que se encontra na região do oriente médio.

O caça em questão é uma das três variantes do F-35 (A,B e C), sendo a única capaz de pousar e decolar verticalmente. O caça aos poucos está sendo introduzido na US Navy juntamente com o F-35 da versão C, que também pode ser operado a partir de porta-aviões, mas é necessário o uso de catapulta para o lançamento do mesmo.

O Lockheed Martin F-35 é o caça mais caro da história devido aos sistemas embarcados na aeronave, além disso, o programa F-35 está sofrendo alguns atrasos e problemas em jatos já distribuídos à USAF e US Navy, que já ocorreram ou estão sendo reparados.

Os F-35 são hoje juntamente com o também norte-americano F-22, o russo SU-57 e o chinês J-31, uma das quatro aeronaves de 5º geração em produção e operação no mundo. A maior característica deles é a tecnologia Stealth.

Segue abaixo um vídeo da U.S. Navy mostrando o carregamento do armamento no F-35, a decolagem e o pouso após a missão de ataque.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.