Advertisement

Caça J-10S da Força Aérea Chinesa cai em rio

Um caça Chegndu J-10S da Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF) caiu no Rio Jialu, localizado na Província de Henan, na manhã da última sexta-feira (22). Os dois tripulantes ejetaram e o caça parou na beira do rio, danificado. 

Imagens compartilhadas nas redes sociais, gravadas por pescadores locais, mostram os dois pilotos descendo em seus paraquedas, com o caça às margens do rio. 

Testemunhas afirmaram que não escutaram nenhum som da aeronave antes do sinistro. Os pilotos caíram na água mas conseguiram nadar até a margem do rio, onde foram socorridos por populares. 

O J-10 às margens do rio.

A Base Aérea de Zhengzhou, a mais próxima da região onde ocorreu o acidente, é sede da 56ª Brigada Aérea que opera com caças J-10, mas não há confirmação de que a aeronave pertence à esta unidade. 

O J-10S é a versão de dois assentos do J-10A, um caça monomotor delta-canard desenvolvido pela China, supostamente a partir do IAI Lavi israelense. A aeronave possui um canhão GSh-23 de 23mm e 11 pontos duros para uso de mísseis ar-ar, ar-solo, bombas, foguetes e demais armamentos. As versões mais novas J-10B e J-10C incorporam sistemas mais novos como suítes de guerra eletrônica avançadas e radar AESA. Segundo levantamento da Flightglobal, a China possui 260 caças J-10 em serviço com a PLAAF e a Aviação Naval. 

Um J-10S biposto taxiando com um míssil PL-8, versão chinesa do Python III israelense.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias

Tags: acidente, China, Ejeção, J-10, T, usaexport