Caça MiG-29K da marinha indiana cai no Mar Árabe, um dos pilotos segue desaparecido

Caça Mig 29K da marinha indiana- Foto: Autor desconhecido

Um caça Mig-29K da Marinha indiana caiu na noite desta quinta-feira (26), no Mar da Arábia. As equipes de resgates foram acionadas, mas conseguiram resgatar apenas um dos pilotos, o segundo ainda segue desaparecido.

“Uma aeronave de treinamento MiG-29K operando no mar sofreu um acidente por volta das 17h em 26 de novembro. Um piloto foi recuperado e busca por unidades aéreas e de superfície em andamento para o segundo piloto. Um inquérito foi ordenado para investigar o incidente”, disse a Marinha indiana.

Com esse “incidente” (como está sendo tratado pela marinha indiana) já são duas perdas de caças MIG 29 navais neste ano. O primeiro caso aconteceu no dia 23 de fevereiro,  também na região do Mar da Arábia. O caça sofreu um birdstrike (colisão com pássaros).

Caça Mig 29K da marinha indiana- Foto: Autor desconhecido

De uma maneira em geral foram quatro acidentes envolvendo o Mig-29K. A lista começa em janeiro de 2018, quando um MiG-29K saiu da pista e caiu dentro da estação aérea naval indiana INS Hansa em Dabolim, Goa. O piloto conseguiu ejetar com segurança da aeronave, que pegou fogo.

Em 16 de novembro de 2019, um caça MiG-29K caiu logo após a decolagem do INS Hansa, quando o motor esquerdo queimou e o motor direito da aeronave pegou fogo devido à suposta colisão de um pássaro. Ambos os pilotos foram ejetados com segurança durante o incidente.

A Índia encomendou seus primeiros MIG-29K em 2004, já em 2010 uma nova aquisição foi feita, desta vez 29 caças foram comprados, sendo que o último foi entregue em fevereiro de 2017.

 

Fonte de apoio: Def Post/ Edição: Aeroflap


DEIXE UMA RESPOSTA