Foto: Comando do Sul dos EUA

Um caça SU-30MKV da Venezuela fez uma aproximação “agressiva”, neste domingo dia 21, a uma aeronave EP-3 Aries II da Marinha dos EUA que estava voando na região do Caribe, em espaço aéreo internacional.

Um vídeo divulgado no twitter do Comando do Sul dos EUA mostram aproximação, que segundo as autoridades americanas teve um tom de “agressividade”.

Em um comentário no twitter oficial do Comando do Sul, foi dito que “o apoio militar irresponsável da Rússia ao regime ilegítimo de Maduro e ressalta a imprudência e o comportamento irresponsável de Maduro, o que prejudica o estado de direito internacional e os esforços para combater o tráfico ilícito”.

Os Venezuelanos se pronunciaram sobre o ocorrido alegando que a aeronave dos EUA, “entrou em espaço aéreo venezuelano”, o que é desmentido pelos EUA. A Venezuela ainda alega que a aeronave dos EUA agiu “irresponsavelmente”, desligando o transponder para evitar ser identificado.

Os caças SU-30MKV que interceptaram o EP-3 Aries II dos EUA, se mantiveram interceptação até que a aeronave de reconhecimento da USAF voasse para o espaço aéreo internacional.


 

Confira abaixo quatro vídeos publicados pela US Navy:

 

 

Fonte de apoio: CNN / Adaptação: Aeroflap