Cinco caças Super Etendard Modernisé (SEM) chegaram a Argentina no último dia 09 de maio. As aeronaves chegaram a bordo de um navio procedente da França, e desembarcaram no porto de Ingeniero Ehite, Bahia Blanca, na Argentina.

Cinco caças Super Etandard SEM da Marinha Argentina- Foto Autor desconhecido

A Marinha Argentina já havia mostrado interesse em renovar a frota de caças Super Etendard de sua força aeronaval e fez um acordo de compra com o governo francês negociando as cinco aeronaves Super Etendard SEM, ou seja modernizados.

As aeronaves ficaram retidas no porto devido a uma greve dos funcionários portuários, ontem dia 12 elas foram transferidas para a Base Aérea Comandante Esporra, lá deverá acontecer uma cerimônia oficial de entrega das aeronaves que pode ser realizada hoje, dia 13. Os caças navais serão incorporados ao Comando de Aviación Naval EA32 ( Escuadrilla Aeronaval de Caza y Ataque, da 3 Escuadra Aeronaval).

Super Etandard SEM da Marinha Argentina. Foto Autor descohecido

Ao todo os caças custaram 15 milhões de dólares, porém, para que se chegasse a este valor, foi bastante discutido formas de baixar o valor inicial apostado pelos franceses. Esse valor se soma com mais 5 milhões de dólares para um pacote de manutenção, visto que com o passar dos anos os caças navais precisarão de manutenção.