O caça de 5º geração chinês J-20 poderá receber motores de produção nacional WS-10 (Taihang). Atualmente os caças usam motores russos e a ação de troca deve acontecer progressivamente.

No projeto original foi desenvolvidos para o J-20, o motor turbofan WS-15 que em uma escala comparativa é similar ao motor americano F119 turbofan, que equipa o caça F-22 Raptor da USAF. Com tudo o motor WS-10 também conseguiria dar uma boa propulsão ao jato chinês e com isso alcançaria a produção em massa com antecedência. O mesmo motor foi usado no caça J-16 e teve sucesso.

Foto: China Aviation Review Twitter

 O caça J-20 agora está usando o motor turbofan AL-31FN-SER3, que é uma versão melhorada do AL-31FN. A principal melhoria é aumentar o empuxo do motor para cerca de 13 toneladas e instalar o sistema FADEC para maior confiabilidade

A medida que a China for produzindo mais caças J-20, mais motores vão sendo produzidos também. Com tudo o motor WS-15 não seriam descartado mais sim instalado nos caças J-20, que caso os planos chineses saiam corretamente seus caças Stealth teria dois tipos de motores.

A China espera receber um bom número de caças J-20 até o próximo ano, isso tem uma certa peça pois o número de caças F-22 e sobre tudo F-35 estão aumentando na região, ou por bases norte-americanos em países aliados ou então por nações que estão adquirindo o F-35.

 

Fonte de apoio: China Armys / Adaptação: Aeroflap

 

DEIXE UMA RESPOSTA