Caças Eurofighter Typhoon da RAF interceptam aeronave russo sobre a costa do Báltico

Eurofighter Typhoon interceptando um IL-20 Coot da Rússia- Foto: RAF

Os caças Eurofighter Typhoon da Royal Air Force  enviados para a Lituânia em uma missão policial da OTAN realizaram sua primeira interceptação da operação, em um avião militar russo na costa do Báltico. Os Typhoons foram lançados em 2 de junho de 2020 para interceptar uma aeronave russa IL-20 COOT de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) que opera no Mar Báltico.

Um piloto do  Typhoon do 6º Esquadrão , anexado à ala aérea expedicionária 135, estava em serviço de alerta de reação rápida quando foi acionado.

“A disputa foi chamada para interceptar uma aeronave russa IL-20 COOT ISR. A disputa inicial foi uma verdadeira injeção de adrenalina, mas, uma vez no ar, era importante manter a calma e a profissionalidade e fazer a interceptação o mais rápida possível para garantir a manutenção da segurança e da integridade do espaço aéreo da OTAN. É para isso que todo o nosso treinamento é projetado para nos preparar, no final das contas, é apenas o meu trabalho”.

IL-20 Coot- Foto: RAF

Essa interceptação faz parte da missão rotineira de policiamento aéreo da OTAN, que é conduzida para policiar os céus desde 2004. A atual missão da RAF começou em 1 de maio, quando 135 EAW assumiu o papel aprimorado de policiamento aéreo, trabalhando ao lado do destacamento da Força Aérea Espanhola em Siauliau Base Aérea.

“É ótimo ver todo o treinamento se reunir em uma resposta oportuna e uma bem-sucedida missão bem-sucedida de policiamento aéreo da OTAN no Báltico”, disse o comandante da ala Stu Gwinnutt, 135.

A contribuição da RAF às implantações da OTAN apoia os esforços para tranquilizar nossos Aliados e demonstra o compromisso mais amplo do Reino Unido com a segurança da região.

Fonte: RAF


DEIXE UMA RESPOSTA