Eurofighter Typhoon da RAF- Foto: RAF

Caças Eurofighter Typhoon foram acionados ontem (14/10), para interceptar dois bombardeiros russos Tu-160 Blackjack enquanto se aproximavam do Reino Unido. Os caças partiram da estação aérea de Leuchars, na Escócia.

Os dois Blackjacks foram detectados pelos radares de defesa aérea da OTAN e foi tomada a decisão de também acionar os caças de Alerta de Reação Rápida da Real Força Aérea Norueguesa. Os F-16 noruegueses partiram da base aérea de Bodø e interceptaram as aeronave russas, seguindo-os enquanto continuavam para o sul.

Bombardeiro russo TU-160- Foto: RAF

Quando os Blackjacks russos se aproximaram da área de interesse do Reino Unido, um Voyager Multi-Role Tanker Transport foi lançado da RAF Brize Norton. Posteriormente, os caças de alerta de reação rápida da RAF saíram de sua casa temporária na estação Leuchars para interceptar os dois Blackjacks.

Trabalhamos em estreita colaboração com unidades de toda a Força Aérea Real para realizar outra interceptação bem-sucedida, mantendo a segurança e integridade do espaço aéreo do Reino Unido e da OTAN em todo o território.

Os bombardeiros TU-160 se afastaram das regiões e os caçs F-16 da Noruega e os Eurofighter Typhoon ingleses retornaram para suas respectivas bases aéreas.

Fonte: RAF

DEIXE UMA RESPOSTA