Radar Guerra Eletrônica F-16 Northrop Grumman aesa
Radar APG-83 SABR da Northrop Grumman.

A Força Aérea dos EUA concluiu a instalação de radares AN/APG-83 Scalable Agile Beam Radar (SABR) em 72 caças F-16 Fighting Falcon da Guarda Aérea Nacional (ANG). Fabricados pela Northrop Grumman, os radares SABR são do tipo AESA (Varredura Eletrônica Ativa). 

Segundo a Northrop, a compra e instalação dos radares veio de uma Necessidade Operacional Emergente Conjunta (JEON) do Comando Norte dos EUA para defesa da pátria.

 O SABR estende a viabilidade operacional e a confiabilidade dos F-16 da Guarda Aérea Nacional e fornece aos pilotos recursos de radar similares aos encontrados em caças de 5ª geração, como o F-35 Lightning II. 

APG-83 AESA northrop grumman F-16 ANG
Foto: Northrop Grumman.

“A conclusão dessas entregas destaca o compromisso contínuo da Northrop Grumman em colocar em campo rapidamente a capacidade de radar de 5ª geração na frota para combater e derrotar ameaças cada vez mais sofisticadas à nossa nação e seus aliados”, disse Mark Rossi, diretor de programas SABR da Northrop Grumman. 

“Por meio de nossa parceria contínua com a Força Aérea, Guarda Nacional Aérea e Reserva da Força Aérea, estamos fornecendo recursos aprimorados de radar com desenvolvimentos de software ágeis contínuos que manterão os pilotos à frente dos adversários nos próximos anos.”

Com esta atualização, o radar APG-83 está voando operacionalmente em 72 jatos F-16 de  nove bases da Guarda Aérea Nacional dos EUA em todo o país.

F-16 CM OK ANG
Caça F-16CM Fighting Falcon da Guarda Aérea Nacional de Oklahoma. Foto: Master Sgt. C.T. Michael/ OK ANG

A Northrop fornece o radar de controle de fogo APG-83 AESA para o F-16 com recursos avançados derivados da família Northrop Grumman de radares AESA de caça de 5ª geração de grande sucesso.

A maior largura de banda, velocidade e agilidade do APG-83 permite que o F-16 detecte, rastreie e identifique um maior número de alvos mais rapidamente e em distâncias maiores.

Além disso, possui mapeamento de radar de abertura sintética de alta resolução para todos os climas, apresentando ao piloto uma grande imagem de superfície para identificação e ataque mais precisos do alvo em comparação com os sistemas legados.