Clique Aqui e receba as principais Notícias da Aviação em tempo real diretamente no seu Whatsapp ou Telegram.

Caças F-16 taiwaneses voam em formação- REUTERS / Ann Wang / Foto do arquivo

De acordo com notícias de uma agência taiwanesa um caça chinês SU-30 MKKS que estavam escoltando um transporte Shaanxi Y-8 foram interceptador por caças F-16 de Taiwan. O encontro entre caças chineses de Taiwan acontecem com uma certa frequência, mas desta vez foi algo a mais.

Um piloto aposentado da força aérea de Taiwan, identificado como Jao Tzu-Chiang, informou que os F-16 de seu país interceptaram a aeronave Y-8 no dia 10 de setembro. A aeronave chinesa estava perto da Zona de Identificação de Defesa Aérea (ADIZ).

A interceptação estava ocorrendo normalmente, mas o caça SU-30 fizeram uma decida de grande altitude para interceptar os F-16, o que forçou os caça de Taiwan a deixarem a formação.

Sukhoi SU-30
(Imagem Ilustrativa)

“Se nossos aviões se encontrarem com os deles, devemos esperar que possamos nos esconder atrás das costas do inimigo e de cima para então entrar e prendê-lo. Quando você o prende nessa direção, quando ele tenta se mover para a esquerda ou direita ou para cima e para baixo, ele não tem como reagir”, disse Jao Chiang ao site TVBS.

“Quando um F-16 e um Su-30 se encontram no ar, qualquer um pode ganhar. Depende da precisão do treinamento e da aptidão e reação dos pilotos”, completa Jao.

No entanto, nada foi confirmado pelo Ministério da Defesa Nacional de Taiwan, mas a notícia se tornou um dos pontos altos da constante tensão entre a China e Taiwan.

 

DEIXE UMA RESPOSTA