A 57ª Ala de Caça da Força Aérea Americana, sediada na Base Aérea de Nellis, em Nevada,opera os caças F-16C Block 52 Vipers. Um dos F-16 pertencente ao 64º Esquadrão Aggressor (64º AGRS), terá um novo esquema de pintura, como foi divulgado  pelo esquadrão.

A nova pintura do caça terá como base algo a pintura do caça russo de 5º geração SU-57. Desde novembro de 2018 o comandante da 57ª Ala, o Brigadeiro General Robert Novotry, havia informado sobre a novidade sobre as pinturas e havia relatado sobre uma competição pelo Facebook ofical da Ala,a afim que se escolhece a nova pintura.

O Esquadrão Aggressor, é um esquadrão de elite da USAF que desempenha o papel do “inimigo” perante a outros pilotos da USAF, expõe nas suas aeronaves um esquema de pintura diferenciado e único. 

Aeronaves do 57th Wing Commander. Hoje o esqudrão opera somente com os F-16C , os F-15C/D foram tirados como parte do programa de cortes do governo Obama.- Foto: 57th Wing Commander

Após ser lançada a competição pelo Facebook, chegou-se ao resultado final. A pintura escolhida foi a do SU-57 russo, pintura esse que deverá ser aplicada nos caças ainda esse ano.

O esquadrão F-16 tem como as pinturas, algo que remete a realidades geopolíticas do passado e do presente.

Abaixo o alguns esquemas de pinturas que estavam na disputa e a pintura vencedora:

Pintura vencedora: