Caças F-22 USAF e F-35A da Força Aérea Norueguesa- Foto (U.s Airforce)

Um treinamento com caças de 5º geração aconteceu nos céus da Europa recentemente, duas aeronaves com tecnologia Stealth realizaram um dogfight simulado. Os caças em questão são os Lockheed Martin F-22 Raptor dos EUA e os Lockheed Martin F-35A Lighting II da Noruega.

O trenamento de combate aéreo faz parte das ações de integrações da OTAN com os países membros da organização, na qual as duas nações envolvidas fazem parte. O exercício faz parte de um desdobramento por parte do EUA no velho continente, e os Raptors que participaram do dogflight são uma das unidades que estão na Europa para cumprirem o treino com outros países da OTAN.

A atividade norte-americana com os norueguêses durou apenas um dia, mas já foi necessário para que houvesse uma troca de experiência e táticas entre os piltoos, além de aprimorar as táticas de combate furtivo, relatou o Coronel Leslie Hauck, um dos representantes da USAF na Europa.

No treino participaram dois Raptors e seis F-35A, ao todo o país nórdico encomendou 52 unidades do caça da Lockheed Martin.

No vídeo abaixo podemos ver a operação de REVO (Reabastecimento em voo) de caças F-22 e F-35A.