Caças F-35 dos EUA voaram com o J-20 chinês no Mar da China Oriental

China J-20
Caças J-20 da PLAAF.

Um general da Força Aérea dos EUA revelou que caças F-35 Lightning II se encontraram pelo menos uma vez com caças stealth chineses J-20. O militar, no entanto, não disse quando o voo entre as aeronaves ocorreu. 

Segundo o portal Flightglobal, o General da USAF Kenneth Wilsbach, comandante das Forças Aéreas do Pacífico, comentou sobre o encontro entre os caças furtivos chineses e estadunidenses durante uma discussão no Mitchell Institute for Aerospace Studies, postada no YouTube.

“É um pouco cedo para dizer o que eles pretendem fazer com o J-20, então realmente tudo o que vimos é superioridade aérea”, diz ele sobre as missões que os chineses pretendem executar com seu primeiro caça de 5ª geração. 

“Mas notamos que eles estão voando muito bem. Recentemente tivemos [um voo] – eu não chamaria isso de engajamento – onde chegamos relativamente perto dos J-20 junto com nossos F-35 no Mar da China Oriental, e estamos relativamente impressionados com o comando e controle associados ao J-20.”

Wilsbach não diz onde estavam os F-35 dos EUA, mas é possível que tenham sido os F-35C da Marinha, embarcados no porta-aviões nuclear USS Abraham Lincoln, que navega pela região. 

F-35 C Carl Vinson US Navy

Um F-35C do VFA-147 taxiando no Carl Vinson durante navegações no Mar das Filipinas no dia 22/01. Foto: US Navy.

“Estamos vendo voos relativamente profissionais e ainda é muito cedo para dizer exatamente o que eles pretendem fazer com [o J-20] – se será mais como um F-35 capaz de fazer muitas missões, ou mais como um F-22 que é principalmente um caça de superioridade aérea que tem capacidade ar-terra”.

Durante a discussão o general também falou sobre o Shaanxi KJ-500, que nos últimos anos emergiu como a principal plataforma AEW&C (Alerta Aéreo Antecipado e Controle) da China.
 
KJ-500 China

Shaanxi KJ-500, aeronave de alerta antecipado e controle (AEW&C) da Força Aérea Chinesa. Foto: Alert5 via Wikimedia (CC BY-SA 4.0)

Conforme Wilsbach, o KJ-500 “desempenha um papel significativo” em algumas das capacidades de disparos de longo alcance do J-20. 

Desenvolvido a partir do Y-9 – versão aprimorada do Y-8 Yun Ba – o KJ-500 possui um radar de varredura eletrônica ativa (AESA) montado em um domo giratório, e mais duas grandes antenas nas laterais da fuselagem. A aeronave é alimentada por quatro motores turboélice WJ-6, uma versão chinesa do Ivchenko AI-20 usado no Antonov An-12. 

“Alguns de seus mísseis ar-ar de longo alcance são auxiliados por aquele KJ-500. Ser capaz de interromper essa cadeia de abates é algo que me interessa muito.”

J-20 china mísseis

J-20 voando com a baia de armamentos aberta, mostrando mísseis PL-15 de longo alcance e PL-10 de curto alcance. Imagem via @PAFFalconsPK

Entende-se que o míssil ar-ar de longo alcance PL-15 da China tem um alcance superior a 107 nm (200 km). A arma guiada por radar ativo é transportada por aviões de caça como o Chengdu J-10C, Shenyang J-11B, J-15 e J-16, o JF-17 Bloco 3 do Paquistão e o próprio J-20.

As observações de Wilsbach sugerem que o KJ-500 pode identificar e atribuir alvos para caças chineses, que podem então disparar o PL-15 contra outros aviões a grandes distâncias.

 

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Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.